Saiba em qual estado o PT de Lula e o PL de Bolsonaro vivem um caso de amor

A região cede espaço para surpreendentes conexões familiares e alianças políticas

Lula em debate com Jair Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A acirrada rivalidade entre o Partido dos Trabalhadores (PT), liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, e o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem sido uma marca em nível nacional, parece ter cedido espaço para surpreendentes conexões e alianças políticas no estado do Ceará. Em diversas cidades cearenses, dirigentes dessas duas agremiações partidárias têm laços familiares e construíram relações políticas pouco usuais. Em alguns casos, a proximidade entre os partidos se traduz literalmente em um romance político.

Na cidade de Cairús, por exemplo, o prefeito Wilamar Palácio foi eleito sob a bandeira do PL em 2020. Entretanto, em 2022, ele migrou para o PT. O curioso é que ele deixou sua esposa, Maria Ivone Palácio de Oliveira, à frente da presidência do diretório municipal do PL, o partido de Bolsonaro. Dessa forma, Wilamar Palácio pretende buscar a reeleição em 2024 com o apoio de ambas as legendas, em um movimento que desafia as fronteiras partidárias tradicionais.

Leia Mais

Em Fortim, a harmonia entre o prefeito, Naselmo Ferreira, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e a primeira-dama, Telma Cesário, presidente do diretório municipal do PL, também é notável. Ferreira é aliado do governador Elmano de Freitas, do PT, e o casal promove uma espécie de convergência política entre os dois partidos. Telma Cesário, em 2022, não hesitou em pedir votos para os candidatos do PT em suas redes sociais e acompanhou o marido em eventos de campanha.

Já no município de Beberibe, a prefeita Michele Queiroz, também filiada ao PL, surpreendeu ao manifestar seu apoio ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições de 2022. Queiroz é aliada do ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana, filiado ao PT. A prefeita participou ativamente da visita de Lula ao estado em maio daquele ano, enaltecendo a presença do "ilustre presidente" durante o lançamento do programa de escolas em tempo integral. Apesar desse apoio, Michele Queiroz continua no PL e planeja disputar a reeleição em 2024.

Essa proximidade aparentemente improvável entre os dois partidos visando as eleições do próximo ano tem causado irritação, principalmente entre algumas lideranças bolsonaristas. Nas redes sociais, o senador Magno Malta já expressou sua indignação, sugerindo que, se o PL se alinhar ao PT, deverá fazê-lo discretamente, pois os conservadores e patriotas optarão por deixar o partido pela porta da frente.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES