Direto da China

Experiências de Rany Veloso direto da China

Ministro da China prepara encontro entre Xi Jinping e Biden nos EUA

O objetivo da visita é buscar um consenso entre os chefes de estado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos EUA, Joe Biden, deve se encontrar com Xi Jinping, no próximo mês. O Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, membro do Comité Central do Partido Comunista da China, deu mais um passo para que o mesmo ocorra indo à Casa Branca.

Wang Yi transmitiu as saudações do Presidente da China ao seu homólogo americano e afirmou que o objetivo da visita é buscar um consenso entre os chefes de estado e impulsionar as relações entre a China e os Estados Unidos.

Biden transmitiu saudações ao Presidente Xi e destacou a importância das relações com a China, expressando a vontade dos Estados Unidos de manter a comunicação e enfrentar juntos os desafios globais.

Wang Yi externou o desejo de relações estáveis e recuperadas o mais rápido possível, “num caminho de desenvolvimento saudável”.

Ao mesmo tempo expressou que o princípio de "uma só China" é a base política mais importante das relações bilaterais e deve ser protegida de interferências.

“A China valoriza a estabilidade e a melhoria das relações com os Estados Unidos. Devemos assumir uma atitude responsável em relação ao mundo, à história e aos povos, e promover verdadeiramente uma relação estabilizadora e melhorada entre a China e os EUA, seguindo os três princípios do Presidente Xi Jinping”, afirmou Wang.

Na última semana, Xi Jinping se reuniu com representes dos EUA em um jantar do Comitê Nacional de Relações EUA-China, quando disse que está disposto a “gerir diferenças” citou três condições para um boa relação com os EUA, que seriam: de respeito, coexistência pacífica e benefício mútuo.

“Isto não só está em consonância com os interesses fundamentais de ambos os países e dos seus povos, mas também com as expectativas comuns da comunidade internacional”, afirmou o ministro.

Durante a visita, Wang Yi também manteve duas rodadas de conversações com o secretário de Estado dos EUA, Blinken, e manteve comunicação estratégica com Sullivan, conselheiro de segurança nacional do presidente dos EUA.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES