Tenista Bia Haddad faz história e conquista dois títulos na China

Este é o título de simples mais importante do tênis brasileiro desde a vitória de Gustavo (Guga) Kuerten no Masters

Tenista brasileira Beatriz Haddad | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A tenista brasileira Beatriz Haddad Maia conquistou o WTA Elite Trophy em Zhuhai, na China, na madrugada deste domingo (29), ao vencer a anfitriã Qinwen Zheng após quase três horas de partida. Essa vitória representa a terceira e maior conquista da carreira de Bia. 

Bia triunfou por 2 sets a 0, ambos no tie-break, com parciais de 7/6 (13/11) e 7/6 (7/4). Este é o título de simples mais importante do tênis brasileiro desde a vitória de Gustavo (Guga) Kuerten no Masters Series de Cincinnati em 2001. 

Com essa vitória, sua primeira nesta temporada, a brasileira assegura sua posição no top 15 do ranking da WTA pelo segundo ano consecutivo, subindo da 19ª para a 11ª colocação. Além disso, com a pontuação alcançada, Bia Haddad Maia também está matematicamente classificada para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. 

Leia Mais

"Hoje tentei ser tão agressiva quanto fui durante esta semana. Minha mentalidade foi muito importante. Tentei ser paciente nos momentos em que as coisas não estavam indo como eu queria. É uma semana muito especial para mim. Quando vim para a Ásia, levei pontos nos dedos no primeiro round de Pequim e agora termino a temporada com um troféu nas mãos", disse Bia. 

A chinesa Qinwen, de 21 anos e número 18 do ranking mundial, chegou à final com uma sequência impressionante de oito vitórias consecutivas, incluindo seu primeiro título WTA 500 em Zhengzhou algumas semanas antes. 

"Obrigado a todos por virem e apoiarem hoje, a torcida foi pela Zheng, mas ela está representando a China. É muito bacana ver pessoas apoiando o tênis feminino, significa muito para a gente e é muito importante para o mundo. Mesmo no outro lado do mundo, eu estava me sentindo em casa aqui", completou Bia Haddad. 

No primeiro set, com quebras de serviço para ambos os lados, o jogo foi para o tie-break. Bia Haddad conseguiu salvar três set points, saindo em vantagem por 13 a 11. Zheng, apesar de perder o saque no terceiro game, encontrou apoio na torcida e empatou em 3 a 3. Após duas duplas faltas, a chinesa foi quebrada novamente por Bia Haddad, que abriu 5 a 3. O set foi novamente decidido no tie-break. Bia começou perdendo por dois pontos, mas recuperou-se vencendo sete dos nove pontos seguintes, garantindo o título mais importante de sua carreira com um 7 a 4 no tie-break. 

O WTA Elite Trophy funciona como uma segunda divisão do WTA Finals, reunindo as 12 melhores tenistas do ano que não se classificaram para o Finals. Se Bia continuar se destacando nesta competição chinesa, ela poderá terminar a temporada novamente no Top 10. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES