Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Insaciável: saiba qual partido tem mais fome por cargos no governo

Partido se reuniu com o ministro Alexandre Padilha e apresentou nova fatura

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Comandado pelo ex-ministro de Bolsonaro Ciro Nogueira (PI) e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), o PP mantém a insaciedade por cargos no Governo Lula da Silva. Por ora, conseguiu apenas o Ministério do Esporte, sob o comando do deputado André Fufuca (MA). Caciques e líderes do partido têm batido ponto no Palácio do Planalto. Anteontem, foram recebidos pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e apresentaram nova fatura. Querem cargos na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Atualmente, a Conab é presidida pelo petista gaúcho Edegar Pretto - ligado ao MST. Depois de extinta, a Funasa será recriada pelo Governo. A Caixa Econômica Federal também está no radar do partido, que já a controlou nas gestões de Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Em cima do lance

A divulgação de vídeos e áudios do VAR - tecnologia usada para auxiliar as decisões do árbitro - poderá passar a ser instantânea. O projeto (PL 5.926/19), que prevê a medida, avança na Comissão de Esporte do Senado. Do senador Carlos Portinho (PL-RJ), visa disponibilizar para reprodução dos veículos de comunicação, ao vivo, o conteúdo da comunicação entre o árbitro, os assistentes de vídeo e bandeirinhas. É para o telespectador e ouvinte dos rádio saber na hora o que eles decidem.

Leme

Exposto na delação do tenente-coronel Mauro Cid, o almirante Almir Garnier Santos teve passagem turbulenta pelo comando da Marinha. Emplacou parentes (esposa e filho) em altos cargos no Governo, fez turismo na Itália nas asas da FAB, curtiu postagem que insinuava desconfiança das urnas e não passou o leme ao seu sucessor Marcos Sampaio Olsen, em janeiro.

Piso

Professores de todo o País tiveram seus direitos garantidos pelo Supremo Tribunal Federal, que manteve o critério de reajuste do piso nacional. A Corte considerou constitucional o artigo - da lei 11.738/08 - que dá ao Ministério da Educação a obrigação de divulgar a atualização do cálculo todos os anos.

Homem-bomba

Embora tenha ficado calado na CPI do 8 de janeiro, o blogueiro Wellington Macedo de Souza pode contribuir e muito com as investigações da comissão. Ele e advogados deixaram a sessão inclinados a fazer uma delação. Os trâmites serão alinhados nos próximos dias. Macedo, preso no Paraguai há dias, já está condenado a seis anos por arquitetar o frustrado atentado a bomba nas proximidades do Aeroporto de Brasília.

“Assalto elegante"

Um executivo que desembarcou no Aeroporto Santos Dumont optou por pegar o primeiro táxi comum rumo a Botafogo, na segunda-feira, e sofreu um assalto elegante. O trecho de apenas 8 km custou estupendos R$ 60. O taxista, à boca pequena, citou "sessentinha" diante do taxímetro propositalmente "quebrado". Constrangido, o passageiro, que conhece bem o Rio, não quis brigar.

Correção

Ao contrário do publicado nesta Coluna, na edição da quarta-feira, o piloto André Marques é da Copa Truck, e não da Fórmula Truck.

ESPLANADEIRA

#EditoraFTD realiza hoje e amanhã o evento Integra Confessionais Regional. # Nexus Tecnologia apresenta 1º holograma de linguagem natural do Brasil na 21º edição do Conare%c. # Banco do Brasil pede suspensão da recuperação judicial da 123 Milhas e Justiça acata pedido. # Pesquisa da Thomson Reutes revela que 81% dos profissionais jurídicos esperam ciação de novos serviços com adoção de IA Generativa. # Deborah Secco e Giovanna Antonelli estrelam nova campanha publicitária da Rennova "Qual é o seu segredo?". # Prefeitas e vice se reúnem em Brasília para II Encontro Nacional de Prefeitas nos dias 25 e 26. # Vesper Venture realiza Annual Meeting em Florianópolis, nos dias 25 e 26. # CGU apresenta hoje relatório de avaliação dos empréstimos consignados feitos para beneficiários do Auxílio Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES