Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Ceará vai ao Rio de Janeiro atrás de mapas contra o Piauí em litígio

O objetivo da coleta é obter documentos que possam comprovar a posse da região da Serra de Ibiapaba pelo Ceará.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) da Assembleia Legislativa do Ceará está realizando uma coleta de mapas e documentos históricos no Rio de Janeiro para fundamentar a defesa do Estado na disputa de terras travada com o Piauí. A ação tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e visa esclarecer a delimitação das fronteiras territoriais entre esses dois estados.

O coordenador do Celditec, Luís Carlos Mourão, explicou que a viagem ao Rio de Janeiro é necessária porque algumas instituições só disponibilizam o material de forma presencial, mesmo que digitalizado. O objetivo da coleta é obter documentos que possam comprovar a posse da região da Serra de Ibiapaba pelo Ceará desde a época do Brasil Colônia.

Leia Mais

"Nós temos a carência, no Ceará, de diversos documentos da época do Brasil Colônia, quando havia as capitanias hereditárias e de quando houve a transformação das capitanias em províncias, depois em estados. Precisamos trazer toda esta documentação que mostra como se deram as transformações territoriais", afirma o coordenador do Celditec. 

Luiz Carlos Mourão (de verde à direita) é o coordenador da Celditec (Foto: Divulgação/ALECE)

As instituições visitadas incluem:

  1. Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB): Fundado em 1838, o IHGB é uma entidade dedicada à pesquisa e preservação histórico-geográfica e cultural do Brasil. Ele coleta e publica documentos relevantes para a história do país e incentiva o ensino público de estudos de História.

    Arquivo Histórico do Exército (AHEx): Localizado no Rio de Janeiro, o AHEx é um arquivo público militar que mantém a memória institucional do Exército Brasileiro. Ele é responsável pela gestão, recolhimento, tratamento técnico, preservação e divulgação do patrimônio documental da instituição.

    Arquivo Nacional: Criado em 1838, o Arquivo Nacional é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Siga) da Administração Pública Federal do Brasil. Sua missão é implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, gerenciando, recolhendo, tratando tecnicamente, preservando e divulgando o patrimônio documental do país.

    O coordenador do Celditec enfatiza a importância dessa documentação histórica para complementar o trabalho técnico já realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)

    "Não encontramos aqui (no Ceará) esta documentação. Como a entrega deste material só se dá através do contato pessoal, foi necessário nos deslocarmos ao Rio de Janeiro", disse.



    Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

    Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

    Baixe nosso app no Android, clique neste link

    Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES