Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Nísia Trindade libera montante milionário para reduzir filas no Piauí

Os recursos, que correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, visam ampliar as ações e serviços públicos de saúde.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira, 13 de dezembro, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, publicou uma portaria que estabelece recursos a serem disponibilizados aos Estados e ao Distrito Federal, destinados ao Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas. Dentre os beneficiados, o Piauí receberá a quantia de R$ 18,503 milhões para fortalecer o sistema de saúde e agilizar procedimentos essenciais.

A portaria, embasada na necessidade de garantir a continuidade do programa, estabelece um montante financeiro significativo em âmbito nacional, totalizando R$ 1,2 bilhão, que será disponibilizado em parcela única aos Estados e ao Distrito Federal.

Leia Mais

A distribuição dos recursos seguirá uma lógica proporcional à população estimada de cada unidade federativa pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os gestores estaduais e municipais pactuarão os montantes no âmbito das Comissões Intergestores Bipartite-CIB, com os valores a serem incorporados no Plano Estadual de Redução das Filas (PERF) até 31 de janeiro de 2024.

Nísia Trindade liberou recursos para diminuir filas (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)Para otimizar o processo, os municípios contemplados receberão antecipadamente os recursos destinados ao custeio das cirurgias eletivas, em parcelas mensais a partir de janeiro de 2024, diretamente do Fundo Nacional de Saúde.

Em casos de sobras de recursos nos planos estaduais e municipais, o saldo remanescente será deduzido dos Tetos Financeiros de Média e Alta Complexidade desses entes federativos. A portaria também prorroga por mais um ano o prazo estabelecido para a execução do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas.

A transferência do montante será conduzida pelo Fundo Nacional de Saúde, com a devida autorização da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Os recursos, que correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, visam ampliar as ações e serviços públicos de saúde, beneficiando a população com procedimentos de média e alta complexidade.

Para garantir a transparência e prestação de contas, os Estados, Distrito Federal e Municípios deverão apresentar a aplicação dos recursos no Relatório Anual de Gestão (RAG).

A Portaria entra em vigor com a sua publicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES