Marta Santos

Coluna da jornalista Marta Santos

Índice de transparência da Alepi aumenta para 75% em 2023

O presidente do Legislativo, Franzé Silva (PT), apresentou dados do Radar da Transparência Pública nesta quarta (19)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), apresentou, nesta quarta-feira (19), dados do Radar da Transparência Pública que mostram uma evolução, em 30 pontos percentuais, do Legislativo estadual piauiense no quesito transparência, no ano de 2023, em relação ao ano passado.

De acordo com os dados do Radar, Alepi subiu dos 46,61%, em 2022, para 75,3%, no primeiro semestre de 2023, o que indica, portanto, a melhoria da transparência do Poder Legislativo. As informações são da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) e Tribunal de Contas da União (TCU).

Leia Mais

O encontro contou com a participação de autoridades | Foto: Arquivo pessoal

Entre os critérios em que a Assembleia Legislativa avançou estão os da transparência com relação a receitas, despesas, licitações e contratos, balanço geral, prestação de contas e disponibilização de editais. Franzé Silva destaca que o avanço, em pouco tempo de gestão, se deve a mudanças no planejamento e organização da Casa.

“Assumimos a presidência da Alepi tendo como uma das principais missões aumentar o índice de transparência do Legislativo, tornando a Alepi mais acessível aos cidadãos e instituições. Fizemos várias intervenções, organizamos administrativamente a Casa e conseguimos melhorar o nível de transparência”, pontua Franzé Silva.

Alepi evolui 30 pontos percentuais em 2023 | Foto: Arquivo pessoal

O chefe do Legislativo do Piauí observa, ainda, que “a nossa equipe econômica e administrativa continua trabalhando para avançar mais no nível de transparência, contemplando os demais critérios. Assim, estamos corrigindo, com planejamento e cumprimento de metas, os pontos necessários para melhorar mais a transparência da Alepi”.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES