José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Governadores unem-se para por Nordeste como exemplo ao mundo

Governadores nordestinos firmaram um acordo com o Banco Mundial, visando à elaboração de um plano de transição energética,

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Governadores do Nordeste brasileiro incorporaram de vez o esforço para transformar a região no maior celeiro de produção de energias renováveis do país, contribuindo diretamente para que que o Brasil atinja a meta fixada pelo presidente da República, de tornar a matriz energética brasileira “100% limpa”, conforme Lula proclamou em 31 de agosto, no Piauí, quando fez o lançamento do Novo PAC e tornou público o novo programa de combate à miséria, o Brasil Sem Fome.

Nessa segunda-feira, reunidos em Brasília, os governadores nordestinos firmaram um acordo com o Banco Mundial, visando à elaboração de um plano de transição energética, com captação de investimentos na cadeia de hidrogênio de baixa emissão de carbono e financiamento de projetos com foco em energias renováveis. Todos os dirigentes estaduais nordestinos estavam presentes e anunciaram a revitalização do Consórcio Nordeste, com foco especial nessa busca conjunta pela sustentabilidade e pela autonomia energética.

O Banco Mundial anunciou que colocará toda sua expertise à disposição dos governantes nordestinos, favorecendo a troca de experiências com ações e projetos já em andamento em outras partes do mundo e o que está sendo feito em cada Estado nordestino, de maneira a criar todas as condições necessárias a um caminho seguro e sustentável, com o melhor aproveitamento possível das riquezas da região e compromissos explícitos sobre inclusão.

IMPACTO NO PIB

No aspecto das inclusão, aliás, dados da Associação Brasileira de Energia Eólica mostram que a cada R$ 1 investido nessa fonte de energia no país, são incorporados, por devolução, R$ 2,90 no Produto Interno Bruto nacional. Foi assim, que o Nordeste viu o seu PIB regional crescer 21% e o Índice de Desenvolvimento Humano elevar-se em 20% desde a chegada dos parques eólicos.

E sabem os governadores que está havendo uma corrida de investimentos, principalmente das empresas do setor de óleo e gás, que estão querendo investir em energias renováveis. E por já conhecer a exploração do mar, elas têm muito interesse em investir em eólica offshore. Então abrir essa nova tecnologia para investimento vai ser muito importante para o Brasil, porque isso vai trazer PIB, vai trazer geração de emprego e de renda para a população.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Até o final de agosto deste ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já havia registrado 78 pedidos de licenciamento ambiental para instalação de usinas eólicas offshore, totalizando 189 GW de potência instalada. A expectativa é que até 2024 o Brasil tenha pelo menos 30 GW de capacidade de geração de energia eólica instalada, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

A extensa costa litorânea e a incidência de ventos constantes fazem da região Nordeste a mais importante para a geração de energia por meio de parques eólicos no mar no país. Segundo a ABEEólica, o Nordeste responde por 80% dos parques eólicos brasileiros. O setor conta com cerca de 260 mil trabalhadores em todo o mundo. Dados da Perspectiva Global da Força de Trabalho Eólica 2022-2025 indicam ainda que serão necessários 480 mil trabalhadores treinados em todo o mundo, 308 mil deverão ser empregados para construir e manter projetos eólicos onshore (instalados em terra) e 172 mil para parques eólicos offshore (no mar).

OFFSHORE

A geração de energia elétrica em usinas eólicas offshore (no mar) pode ampliar em 3,6 vezes a capacidade energética do país. É o que aponta o estudo “Oportunidades e desafios para geração eólica offshore no Brasil e a produção de hidrogênio de baixo carbono” — elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo, a exploração da energia eólica offshore associada à produção de hidrogênio de baixo carbono pode aumentar a competitividade do Brasil no cenário internacional.

Vê-se, com alegria e esperança, que o Brasil está se arrumando para um grande passo econômico e social, apresentando- se diante do mundo por um exemplo elogiável, por sua imensa contribuição ao equilíbrio do clima. O Planeta agradece.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES