Joe Biden anuncia time para atuar contra a Covid-19 nos EUA

Um dos nomes que mais chamou a atenção na equipe de Biden é o de Rick Bright, diretor durante o governo de Trump

Biden | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sua primeira ação como presidente eleito dos EUA, o democrata Joe Biden anunciou nesta segunda-feira os nomes que farão parte de uma equipe de conselheiros que ajudarão o novo governo a implementar uma estratégia para enfrentar a covid-19. Entre os membros anunciados está a brasileira Luciana Borio, segundo comunicado do governo de transição. 

Borio é pesquisadora sênior de saúde global do Conselho de Relações Exteriores dos EUA, ex-diretora de preparação médica e de biodefesa do Conselho de Segurança Nacional do país e ex-cientista-chefe interina da FDA (Food and Drug Administration, na sigla em inglês), órgão equivalente à Anvisa .

Luciana Borio  está no time de Biden contra a covid-19

"Lidar com a pandemia do coronavírus é uma das batalhas mais importantes que nosso governo enfrentará e serei guiado pela ciência e por especialistas", afirmou Biden no comunicado. 

Segundo o presidente eleito dos EUA, o conselho consultivo "ajudará a moldar a abordagem para gerenciar o aumento nas infecções relatadas; garantir que as vacinas sejam seguras, eficazes e distribuídas de forma eficiente, equitativa e gratuita; e proteger as populações em risco".

A liderança do time será dividida por David Kessler, comissário da FDA, a agência de medicamentos e alimentos, nos governos de George H.W. Bush e Bill Clinton, Vivek Murthy, cirurgião-geral nos mandatos de Barack Obama, e Marcela Nunez-Smith, professora e especialista em saúde pública na Universidade de Yale.

Além dos três, farão parte da equipe Beth Cameron, que ajudou a criar uma estratégia de combate a pandemias durante o governo de Obama, e Rebecca Katz, que assessorou a campanha de Biden na elaboração de propostas para enfrentar a doença.

LEIA TAMBÉM: 

-  Joe Biden faz primeiro discurso após ser eleito presidente dos EUA

"Mundo respira aliviado com vitória de Biden", diz ex-presidente Lula

 - Educadora e ativista: conheça Jill Biden, a nova primeira-dama dos EUA

Barack Obama parabeniza Joe Biden: "Não poderia estar mais orgulhoso"

- Trump se recusa a aceitar vitória de Biden: "Está longe de acabar"

Um dos nomes que mais chamou a atenção na equipe de Biden é o de Rick Bright, diretor durante o governo de Donald Trump da Barda, a agência do governo americano responsável por pesquisas biomédicas avançadas e o desenvolvimento de vacinas. Ele saiu do governo por discordar das pressões do presidente para que a cloroquina fosse usada no combate à pandemia. Bright também denunciou que a Casa Branca recebeu alertas sobre os riscos da covid-19, mas os ignorou.

Joe Biden Foto: Reuters



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES