CBF reconhece título de 1937 e Atlético MG se torna tricampeão brasileiro

Depois de muita espera a Confederação Brasileira de Futebol reconheceu o clube como tricampeão brasileiro

Clube é eleito tricampeão brasileiro | Reprodução - Foto: Divulgação/Atlético-MG
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira, 25 de agosto, a Confederação Brasileira de Futebol emitiu o aguardado reconhecimento ao Atlético-MG como tricampeão brasileiro. A notícia se refere à decisão de considerar o título de "campeão dos campeões" de 1937 como uma conquista nacional equivalente à Série A do Campeonato BrasileiroCom essa validação, o Atlético-MG alcança o tricampeonato e reassume sua posição como o primeiro campeão nacional.

No ano passado, o Atlético submeteu um extenso dossiê à CBF, buscando o reconhecimento da sua vitória no Campeonato de 1937 como o primeiro Campeonato Brasileiro. O clube tinha o desejo de obter um reconhecimento justo como o que ocorreu no ano de 2010, quando a CBF reconheceu os vencedores da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como campeões nacionais.

Dentro do dossiê apresentado pelo Atlético, foram inclusos recortes de jornais da época que destacavam o clube como "campeão dos campeões". Esse termo também faz parte do hino alvinegro, criado por Vicente Motta. O torneio de 1937 foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF) e reuniu clubes que foram campeões estaduais como o Fluminense (Rio de Janeiro), Rio Branco (Espírito Santo) e Portuguesa (São Paulo), além de convidados como Liga da Marinha e Aliança, que foram eliminados na fase preliminar do torneio.

Embora o Fluminense fosse tido como favorito em 1937, o Atlético superou as expectativas e venceu a equipe carioca. Mesmo perdendo por 6 a 0 na estreia, o time alvinegro teve apenas essa derrota durante a competição. Após uma sequência de quatro vitórias, o Atlético assegurou o título. Vale lembrar ainda que o atacante Paulista foi o artilheiro do torneio, com oito gols.

Com esse reconhecimento, o Atlético-MG conquista o tricampeonato nacional, somando-se às vitórias em 1971 e 2021. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, formalizou essa decisão, recebendo representantes do clube na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Na reunião estavam presentes o presidente do Atlético-MG, Sérgio Coelho, o vice-presidente José Murilo Procópio, o investidor Rubens Menin, o presidente do Conselho Deliberativo Ricardo Guimarães e algumas autoridades do estado do clube, Minas Gerais.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES