Julgamento para destravar pedido que Robinho cumpra pena no Brasil é adiada

Em fevereiro, o governo italiano solicitou a homologação da decisão da Justiça do país, o que permitiria que Robinho cumprisse a pena no Brasil.

Julgamento para destravar pedido que Robinho cumpra pena no Brasil é adiada | Reprodução/Luiz Fernando Menezes/Arquivo AT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O julgamento que pode destravar a análise do pedido do governo da Itália para que o ex-jogador de futebol Robinho cumpra a pena no Brasil, a que foi condenado por estupro, foi adiado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quarta-feira (02). A nova data prevista para o julgamento é 16 de agosto.

O caso do jogador, que seria analisado nesta quarta-feira pela Corte Especial, composta pelos 15 ministros mais antigos do STJ, teve a sua análise adiada. A ação foi retirada da pauta da sessão de hoje devido à ausência do relator responsável, Francisco Falcão, que não pôde comparecer ao julgamento.

Em abril, o ministro Francisco Falcão votou pela negação do recurso de Robinho. Porém, o ministro João Otávio de Noronha pediu mais tempo para analisar o recurso, interrompendo a conclusão do julgamento. Desde então, o pedido do governo da Itália para o cumprimento da pena está suspenso.

Leia Mais

O ex-jogador Robinho recebeu uma sentença de 9 anos de prisão pelo crime de estupro. Em fevereiro, o governo italiano solicitou a homologação da decisão da Justiça do país, o que permitiria que Robinho cumprisse a pena no Brasil. É esse procedimento que está sendo avaliado pelo STJ.

Defesa

No recurso, a defesa do ex-jogador solicita que a Itália envie ao Brasil a íntegra do processo que condenou Robinho, devidamente traduzida para o português. Caso esse pedido seja atendido, a medida pode prolongar a conclusão do procedimento e atrasar o início de um eventual cumprimento da pena.

Após a recusa do relator da ação, os advogados do ex-jogador apelaram ao plenário da Corte Especial. O ministro Francisco Falcão argumenta que é responsabilidade do STJ avaliar apenas se os documentos apresentados no processo são adequados para a homologação da decisão estrangeira.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES