Quem é o meia do Corinthians que se tornou um ídolo saudita antes de Neymar

Sua conexão com o lugar é tão forte que, nas redes sociais, ele adotou o sobrenome “Arábia”.

Elton Arábia é também conhecido como Maradoninha | Gustavo Henrique/CRB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Antes de Neymar se tornar o foco das notícias na Arábia Saudita, uma equipe de televisão local dedicou parte de sua programação a uma reportagem gravada em maio com o ex-jogador brasileiro Elton, de 37 anos.

Elton, que viveu na Arábia Saudita por uma década, foi levado a uma fazenda de criação de camelos, onde expressou seu profundo amor pelos camelos e pelo país saudita. Sua conexão com o lugar é tão forte que, nas redes sociais, ele adotou o sobrenome "Arábia". Além disso, em sua casa em Maceió, ele encomendou uma escultura de camelo como um símbolo da sua afinidade com o país:

"Decidimos, minha esposa e eu, que uma escultura de camelo seria uma forma de representar a Arábia Saudita em nossa casa. Sempre que alguém passa pelo nosso condomínio, acha que sou árabe (risos)."

Elton teve passagens por quatro equipes na Arábia Saudita, sendo seu destaque mais marcante no modesto Al-Fateh:

Leia Mais

"Tive muito sucesso lá, e mesmo após minha saída em 2019, ainda sou muito bem-visto. O governo me convida todos os anos para passar um mês na Arábia Saudita. O respeito que recebo é gratificante. A Arábia Saudita é como um segundo lar para mim, e tenho o desejo de voltar e passar o resto da minha vida lá. Amo profundamente a Arábia, é o melhor lugar do mundo."

Ele acrescentou: "É claro que quando digo isso, estou falando por mim mesmo. Sei que alguns jogadores podem não se adaptar, mas a Arábia oferece tudo o que encontramos no Brasil, além de ser um dos países mais seguros do mundo, com muitos locais para aproveitar em família. Para mim, é um país maravilhoso."

Conhecido como "Maradoninha" no início de sua carreira, Elton foi vendido pelo Corinthians ao Steaua Bucareste, na Romênia, em 2006. Seis meses depois, foi transferido para o Al-Nassr, equipe que atualmente tem Cristiano Ronaldo como sua principal estrela. Isso marcou o início da sua jornada na Arábia Saudita:

"Meu primeiro ano no Al-Nassr foi desafiador devido à barreira da língua, já que eu não falava árabe e não sabia inglês. Mas ao final desse ano, conheci minha esposa Ravilla, que trabalhava na embaixada do país e me ajudou muito na adaptação. Meu contrato era originalmente de três anos no Al-Nassr, mas eu permaneci por apenas dois anos devido a uma mudança no comando do clube. Depois, me transferi para o Al-Fateh, onde joguei por cinco temporadas. Em 2013, fomos campeões do principal campeonato da Arábia, e eu fui eleito o melhor jogador do país."

Elton também passou três anos no Al-Qadisiyah e um ano no Al-Wehda, totalizando quatro clubes na Arábia Saudita. Além disso, ele teve passagens pelo Al-Wasl, em Dubai, nos Emirados Árabes, e pelo Dubai Clube, onde permaneceu por um ano. Sua experiência incluiu um ano no Catar, jogando pelo Al-Rayyan. No total, foram 12 anos dedicados ao futebol no mundo árabe.

Elton também expressou sua aprovação pela escolha de Neymar em se juntar ao Al-Hilal. O astro da seleção brasileira deixou o Paris Saint-Germain (PSG), na França, para integrar a equipe comandada pelo treinador Jorge Jesus na Arábia Saudita. Neymar receberá um total de 160 milhões de euros (equivalente a R$ 860 milhões) pelo seu contrato de duas temporadas com o clube saudita.

"Eu gostei da escolha, foi uma decisão acertada. A liga saudita será uma das mais acompanhadas devido aos recursos e ao dinheiro investidos, pois eles querem destacar a Arábia Saudita. Eu estava torcendo para que ele fosse para lá. Outros jogadores de alto nível ainda irão para lá, tornando a liga mais forte. Isso não significa o fim da carreira para Neymar, ele ainda tem 31 anos e certamente participará de mais uma Copa do Mundo. A ida dele para a Arábia não influenciará nisso. Além disso, uma proposta como essa é praticamente irrecusável. Acredito que 100% das pessoas aceitariam uma oferta desse tipo."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES