Sul-Americana: Fortaleza cai para a LDU nos pênaltis mas faz história

A decisão aconteceu em uma única partida, realizada no Estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado, no Uruguai

Fortaleza e LDU | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fortaleza perdeu para a LDU nos pênaltis e ficou com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana 2023. A final do torneio internacional ocorreu na tarde deste sábado (28) no Estádio Domingo Burgeño Miguel, em Maldonado, Uruguai. Após um empate de 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, a LDU venceu nos pênaltis por 4 a 3.

Os espectadores uruguaios, juntamente com os torcedores equatorianos e brasileiros presentes no estádio, testemunharam um jogo inicialmente pouco inspirado, com ambas as equipes enfrentando dificuldades na criação de jogadas.  O panorama do jogo mudou drasticamente no segundo tempo, com o Fortaleza marcando o primeiro gol aos três minutos e a LDU empatando logo em seguida. Na prorrogação, a equipe equatoriana demonstrou mais resistência, mas a partida permaneceu empatada. 

A LDU, apesar de não ser considerada uma potência continental, possui um histórico mais consistente do que o Fortaleza em competições desse nível. Não é novidade para o time de Quito superar adversários brasileiros em confrontos decisivos. Sua maior conquista foi a Copa Libertadores de 2008, quando venceu o Fluminense nos pênaltis no Maracanã. Em 2009, também no Maracanã, a equipe equatoriana derrotou novamente o Fluminense na final da Copa Sul-Americana, perdendo por 3 a 0, mas levantando o troféu devido à vitória por 5 a 1 em casa. 

Leia Mais

Além disso, a LDU possui dois títulos da Recopa Sul-Americana, disputada entre o vencedor da Copa Libertadores (o principal torneio sul-americano) e o da Copa Sul-Americana (um torneio sul-americano de segundo escalão). Em 2009, venceu o Internacional com um placar agregado de 4 a 0. No ano seguinte, superou o Estudiantes da Argentina. 

O JOGO

No primeiro tempo, Fortaleza e LDU protagonizaram um jogo monótono. O Fortaleza tentava impor seu estilo, exercendo pressão no meio-campo para desarmar o adversário e avançar em direção ao gol, mas encontrava dificuldades devido ao nervosismo e, principalmente, ao sólido sistema defensivo organizado pelo técnico Luis Zubeldía. 

Apesar das barreiras impostas pelos equatorianos, o Tricolor teve sua melhor oportunidade aos 17 minutos do primeiro tempo, quando Marinho avançou rapidamente pelo lado esquerdo, cortou para o centro e tentou finalizar, mas sem sucesso. No rebote, Guilherme também tentou, mas a bola acabou bloqueada pela defesa. 

No segundo tempo, etapa crucial, o Fortaleza retornou com uma mentalidade mais agressiva e foi recompensado rapidamente: Juan Martín Lucero, após um passe de Pochettino, abriu o placar para o Tricolor do Pici no Uruguai nos primeiros minutos. Antes desse lance, João Ricardo havia sido protagonista, impedindo Jhojan Julio de marcar em um confronto cara a cara.

No entanto, a vantagem construída pelo Leão do Pici foi efêmera. Oito minutos após o gol do Fortaleza, Lisandro Alzugaray, substituto de Ibarra, que se lesionou no primeiro tempo, acertou o ângulo de João Ricardo em uma jogada individual pelo lado direito do ataque. Jogadores do Fortaleza contestaram a decisão da arbitragem, argumentando que o camisa 9 equatoriano havia cometido uma falta, mas o árbitro Jesús Valenzuela validou o gol.

Com o jogo novamente empatado, a LDU adotou uma postura defensiva, enquanto o Fortaleza continuou tentando decidir a partida no tempo regulamentar. Aos 19 minutos, Yago Pikachu recebeu um passe de Pochettino e chutou cruzado, mas Domínguez defendeu.

PRORROGAÇÃO

No primeiro tempo da prorrogação, a LDU teve a vantagem, dificultando a saída de bola do Fortaleza e aproveitando o cansaço físico do Laion. Entretanto, os equatorianos não conseguiram criar oportunidades perigosas. Já no segundo tempo da prorrogação, ambas as equipes adotaram uma postura cautelosa, preservando-se para a disputa de pênaltis. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES