Tite no Flamengo: novo técnico escolherá dupla de ataque ou pontas? saiba mais

Tite usou diferentes formações de ataque ao longo de sua carreira, com exemplos de times vencedores que ele treinou

Tite está avaliando ainda o elenco do Flamengo para encontrar formação ideal | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No comando do Flamengo, Tite ainda não definiu a formação da equipe em seus primeiros treinos no Ninho do Urubu, principalmente devido à ausência de três titulares convocados para a Data Fifa: Gerson, Arrascaeta e Pulgar. No entanto, algumas características de Tite são conhecidas. Ele geralmente não joga com três zagueiros, prefere laterais mais marcadores e gosta de meias que saibam atacar.

Quanto ao setor de ataque, este parece ser um grande desafio de montagem para o treinador, dado o grande número de opções disponíveis no elenco rubro-negro. Tite usou diferentes formações de ataque ao longo de sua carreira, com exemplos de times vencedores que ele treinou:

- No Grêmio campeão da Copa do Brasil de 2001, ele usou um 3-5-2 com uma dupla de ataque móvel, composta por Marcelinho Paraíba e Luis Mário.

- No Internacional vencedor da Sul-Americana de 2008, ele optou por um 4-4-2, com um ataque de características semelhantes, com Alex e Nilmar, e D'Alessandro atuando como um meia ofensivo.

Leia Mais

- O Corinthians multicampeão de Tite viu várias metamorfoses em seu sistema de ataque ao longo dos anos, incluindo um 4-3-3 com Liedson, Emerson Sheik e Willian como pontas em 2011 e uma formação diferente na conquista da Libertadores no ano seguinte.

- Na seleção brasileira, Tite variou seu esquema tático, usando "pontas construtores" como Neymar e Willian na Copa do Mundo de 2018 e optando por pontas mais agudos, como Raphinha e Vinícius Júnior, no Mundial de 2022.

Para o Flamengo, Tite terá várias opções, incluindo Bruno Henrique, Gabigol, Pedro, Luiz Araújo, Cebolinha, Everton Ribeiro, Arrascaeta e jovens da base como Lorran e Pedrinho. A formação e tática exata a ser usada dependerão da escolha do treinador e das características dos jogadores disponíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES