Brasil costura na ONU nova votação para ajudar civis e libertar reféns

As negociações continuam, e Brasil busca aprovar nova resolução na ONU

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajou para Nova York para participar de novas rodadas de negociações | Pedro França/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil está trabalhando para costurar uma nova resolução no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Fontes do Itamaraty informaram ao blog da jornalista Ana Flor, da Globonews, que a diplomacia brasileira ainda está negociando com outros países que fazem parte do conselho, a proposta anterior do Brasil sobre a guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel, apesar do veto dos Estados Unidos. 

A proposta brasileira recebeu 12 votos favoráveis, mas foi rejeitada pelos EUA e abstenção da Rússia e do Reino Unido. A posição dos EUA surpreendeu não apenas o Brasil, mas também outros países do conselho. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajou para Nova York para participar de novas rodadas de negociações, e posteriormente seguirá para o Egito para uma cúpula internacional de debate sobre a crise envolvendo o Hamas e Israel. 

Diplomatas em Nova York destacam a importância de continuar tentando aprovar um texto semelhante ao apresentado pelo Brasil, com foco na ajuda aos palestinos na Faixa de Gaza e na libertação de reféns sequestrados pelo Hamas.

Ontem, após votação da proposta, um grupo de pessoas que participavam de uma reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, na Suíça, protagonizaram um protesto histórico, ao virarem as costas para a embaixadora dos Estados Unidos no órgão, Michele Taylor, enquanto a representante diplomática discursava. Vídeos que circulam na internet mostram o momento em que as pessoas dão às costas para a embaixadora norte-americana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES