Caso Daniel Alves: vítima volta a confirmar estupro no primeiro dia de julgamento

O atleta enfrenta acusações de agressão sexual contra uma mulher de 23 anos, ocorrido em dezembro de 2022.

Daniel Alves no primeiro dia de julgamento em Barcelona | EUROPA PRESS/D.Zorrakino. POOL via Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Iniciou nesta segunda-feira (05), o julgamento do jogador brasileiro Daniel Alves, em Barcelona. O atleta enfrenta acusações de agressão sexual contra uma mulher de 23 anos, ocorrido em dezembro de 2022. A audiência, programada para três dias, iniciou com declarações da acusação, defesa e depoimentos das testemunhas, incluindo a denunciante, prima da vítima, e uma amiga que a acompanhava na boate.  

A denunciante falou por 1h15, em audiência fechada para proteger sua identidade. Na ocasião, ela reafirmou que Daniel Alves a estuprou na noite de 30 de dezembro de 2022. Depois dela, a corte ouviu a amiga que a acompanhava na noite do ocorrido. Ela chorou bastante ao dar sua versão dos fatos, e foi intensamente questionada pela advogada de defesa de Daniel.

A mulher afirmou que a denunciante foi encontrada "chorando inconsolavelmente". "Nunca a tinha visto chorar assim na minha vida". A testemunha explicou também que a amiga repetia "ele me machucou muito, ele me machucou muito". "No final, nós três choramos porque não sabíamos como reagir", disse, se referindo à denunciante e à prima dela, que estava junto das duas naquela noite.

A prima, a terceira a falar, corroborou o testemunho da amiga, descrevendo como Daniel Alves insistiu para que a denunciante o acompanhasse. Ela detalhou que o jogador esperou pela vítima após acessar uma área desconhecida, e que ambos permaneceram juntos por cerca de 15 minutos. Quando a vítima saiu, aparentando angústia, ela revelou ter sido estuprada, desencadeando a ativação do protocolo de segurança da boate.

O quarto a ser ouvido foi o funcionário da boate que intermediou o contato entre as mulheres e Daniel Alves. Em seu breve testemunho, ele disse que foi Bruno, amigo de Daniel, que apontou quais seriam as garotas que ele deveria convidar à área VIP. Ele disse que era um procedimento comum quando se tratava de famosos, e que já havia feito essa intermediação antes.

O porteiro da boate que atendeu a mulher foi o último a falar nesta segunda-feira (5). Ele confirmou as imagens das câmeras da boate que mostrava o momento em que  Daniel Alves passou a menos de um metro do porteiro, que ouvia o que a denunciante tinha a dizer, em prantos.

Acusação

O julgamento segue com medidas para proteger a identidade da denunciante, enquanto a acusação apresenta provas e depoimentos que sustentam as acusações. Neste pŕimeiro dia, a advogada de acusação, Ester García López, apresentou ao júri um documento que prova que a denunciante está afastada do trabalho até hoje devido às complicações emocionais decorrentes da violência que alega ter sofrido. 

Ester também presentou entrevistas concedidas por Daniel Alves em janeiro de 2023 — com o intuito de refutar a circunstância atenuante de violação de direitos fundamentais, alegada pela defesa dele. A advogada também expôs a denúncia feita contra a mãe do jogador, Lúcia Alves, que divulgou fotos da mulher que o acusa em suas redes sociais. 

Defesa

A defesa tenta anular o processo, argumentando sobre a falta de notificação prévia da investigação e a exposição midiática prejudicial. O dia encerrou com o pedido da defesa para que Daniel Alves se pronuncie apenas no último dia do julgamento.

Com informações do UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES