Ciclone Akará mantém fortes chuvas no Brasil; confira a previsão completa

No Rio Grande do Sul, o sol predominará ao longo de todos os dias, com a expectativa de chuvas isoladas em várias regiões do estado

Ciclone Akará provoca temporais pelo Brasil | Nasa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A semana inicia com a presença do ciclone tropical Akará na costa brasileira, um fenômeno raro. No entanto, a previsão é de que seu impacto seja limitado, e as condições permaneçam semelhantes ao que foi observado no último fim de semana, com ocorrência de chuvas típicas de verão.

No Rio Grande do Sul, o sol predominará ao longo de todos os dias, com a expectativa de chuvas isoladas em várias regiões do estado, principalmente nas áreas norte e oeste. De acordo com a Metsul Meteorologia, as chuvas mais intensas ocorrerão no norte do estado.

Em Santa Catarina e no Paraná, haverá uma alternância entre períodos de sol e pancadas isoladas de chuva, com precipitações mais concentradas no centro, norte e leste do Paraná, bem como no Nordeste de Santa Catarina.

Na cidade de São Paulo, é esperada uma frequência de chuvas, com alto risco de períodos de chuva intensa. Devido à grande instabilidade, as temperaturas não terão elevação significativa, embora a sensação seja de abafamento devido à alta umidade, conforme observado pela Metsul. No interior de São Paulo, o cenário será de sol, nuvens, momentos com maior nebulosidade e chuvas frequentes.

Leia Mais

No Rio de Janeiro, a instabilidade também será comum ao longo da semana. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando "perigo" de chuvas intensas em algumas áreas específicas.

Em Minas Gerais, a presença do ciclone na costa sul do país contribuirá para o aumento da umidade no estado. É prevista chuva frequente nos próximos dias, podendo ocorrer temporais isolados. A instabilidade se intensificará na terça-feira (21/2), com previsão de chuvas fortes em várias regiões do estado.

Há também um segundo alerta laranja ativo para grande parte do Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. Os estados que podem ser afetados pelas chuvas são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins.

Saiba o que é um ciclone tropical

Ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica que, dependendo de sua localização geográfica e intensidade, podem ser classificados como tropicais, subtropicais ou extratropicais. Os ciclones tropicais são os mais comuns e impactantes para o clima brasileiro.

Esses fenômenos se formam sobre águas quentes dos oceanos e têm potencial para gerar ventos extremamente fortes e chuvas intensas. Por esse motivo, estão associados a tempestades severas e vendavais, podendo causar danos materiais significativos e inundações em amplas regiões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES