Com 2º dia de greve, #SOSTeresina é o assunto mais comentado do Twitter

O tuitaço foi promovido pelos internautas teresinenses, que cobram uma solução para o problema do transporte público.

O tuitaço foi promovido pelos internautas teresinenses, que cobram uma solução para o problema do transporte público. | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Deflagrada por tempo indeterminado, a greve dos motoristas e cobradores chega ao segundo dia na capital piauiense; com os prejuízos ocasionados pelo movimento paredista à população, a hashtag #SOSTeresina alcançou o posto de assunto mais comentado do Twitter no Brasil na terça-feira, 22 de março.

O tuitaço foi promovido pelos internautas teresinenses, que cobram uma solução para o problema do transporte público. Até o momento dessa reportagem, a hashtag #SOSTeresina já contava com mais de 8,2 mil tweets.

Leia Mais

De acordo com a ferramenta Buzzmonitor, 84% das publicações reportadas sobre o assunto tem um teor negativo, 11% foram apontadas como neutras e somente 4,5% como positivas.

Greve dos motoristas e cobradores chega ao segundo dia (Foto: Raissa Morais)Sobre o assunto, a Prefeitura de Teresina indicou que apoia a democracia e que respeita o direito à opinião. "A Prefeitura mantém diálogo permanente com trabalhadores e empresários na busca de soluções para o impasse", frisa.

O Poder Executivo municipal ainda detalha que 'embora o motivo da greve seja ocasionado pela relação trabalhista entre motoristas e cobradores do sistema de transporte público e empresários, a Prefeitura de Teresina, desde que a paralisação foi anunciada, tomou providências para amenizar seus impactos'. "A Strans cadastrou 250 veículos alternativos para atender à população durante o movimento grevista", indica.

Ademais, pontua que na semana que vem será implantado o serviço de táxi-lotação. "Além disso, será implantado, na próxima semana, o serviço de táxi-lotação que também dará suporte para o transporte público de Teresina. Este serviço já vem sendo implantado de forma exitosa em outras capitais do país".

Leia abaixo a nota da Prefeitura de Teresina, na íntegra:

Nota para a imprensa

Sobre um movimento na internet relacionado à greve dos motoristas e cobradores de ônibus, a Prefeitura de Teresina ressalta que apoia a democracia e que respeita o direito à opinião. A Prefeitura mantém diálogo permanente com trabalhadores e empresários na busca de soluções para o impasse.

Embora o motivo da greve seja ocasionado pela relação trabalhista entre motoristas e cobradores do sistema de transporte público e empresários, a Prefeitura de Teresina, desde que a paralisação foi anunciada, tomou providências para amenizar seus impactos.

O Tribunal Regional do Trabalho determinou, na noite dessa segunda-feira, 21, a volta da circulação dos ônibus com 80% da frota em horários de pico e de 60% no período entrepico.

A Strans cadastrou 250 veículos alternativos para atender à população durante o movimento grevista. Além disso, será implantado, na próxima semana, o serviço de táxi-lotação que também dará suporte para o transporte público de Teresina. Este serviço já vem sendo implantado de forma exitosa em outras capitais do país.

Greve impacta os teresinenses (Foto: Raissa Morais)Justiça determina que 80% da frota circule

Acatando parcialmente a pedido do Setut, a desembargadora Liana Chaib, do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí, determinou na segunda-feira, 21 de março, que o Sindicato dosTrabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro) cumpra o percentual mínimo de 80% da frota de ônibus circulante nos horários de pico e de 60% no período considerado entrepico, durante a greve dos motoristas e cobradores de Teresina, deflagrada pela categoria na segunda (21).

Na ação cautelar, o Setut pedia que a Justiça do Trabalho determinasse a circulação de 100% da frota nos horários de pico, o que não foi possível de ser atendido pela desembargadora, que alegou que conflitaria com o 'direito de greve'.

"Contudo, é necessário pontuar que a garantia de 100% da frota nos horários de pico, assim como pleiteia o autor, não se mostra viável, já que haveria o risco de esvaziamento total do direito de greve. Nesse caso, entende-se razoável assegurar à população o percentual de 80% para os honorários de pico, e 60% para os horários de entrepico, já que essas porcentagens podem garantir o equilíbrio entre o eventual exercício da paralisação e o resguardo a uma quantidade mínima de ônibus que atenda à população, até porque, conforme os meios de comunicação apontam, o quadro do número de ônibus em Teresina está em situação caótica", sinaliza na decisão.

Ademais, Liana Chaib aponta as sanções em caso de descumprimento da determinação, dentre as quais está o estabelecimento de multa diária na ordem de R$ 50 mil.

Veja alguns tweets replicados na rede social: 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES