Arrecadação de impostos bate recorde histórico em fevereiro

Dentre os impostos que impulsionaram o aumento da arrecadação em fevereiro estão o PIS/Pasep e a Cofins

Lula e Fernando Haddad | Reprodução/Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A arrecadação do governo federal com impostos, contribuições e demais receitas atingiu um marco histórico em fevereiro deste ano, totalizando R$ 186,5 bilhões, conforme divulgado pela Receita Federal nesta quinta-feira (21). Esse valor representa um aumento real de 12,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, marcando o maior montante já registrado para o mês em toda a série histórica iniciada em 1995.

O recorde na arrecadação de fevereiro vem em um contexto de aprovação de medidas fiscais no Congresso em 2023, como a tributação de fundos exclusivos e mudanças na tributação de incentivos concedidos por estados. Tais medidas contribuíram para um incremento de R$ 4 bilhões na arrecadação, conforme confirmado pelo Fisco.

Dentre os impostos que impulsionaram o aumento da arrecadação em fevereiro estão o PIS/Pasep e a Cofins, que registraram um crescimento real de 21,4%, e a arrecadação de IR sobre rendimentos de capital, com alta real de 58%. Além disso, a receita previdenciária também apresentou um crescimento real de 4,7%, impulsionada pelo aumento da massa salarial.

O governo, almejando atingir a meta de déficit zero nas contas públicas neste ano, vem implementando uma série de medidas para aumentar a arrecadação federal, visando equilibrar as finanças do país. Tais medidas incluem a tributação de "offshores" e dos chamados fundos exclusivos, além de mudanças no regime dos juros sobre capital próprio, entre outras iniciativas. Com o objetivo de alcançar a tão almejada reversão do déficit em 2024, o governo continua empenhado em aumentar a receita líquida e fortalecer a economia nacional.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES