Governo prepara pacote de mudanças sobre o Imposto de Renda, diz Haddad

Esta iniciativa tem como objetivo consolidar a legislação existente e resolver questões de insegurança jurídica que têm impacto no mercado financeiro

Mudanças na tributação de investimentos | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Fazenda está finalizando um projeto de lei que visa modificar as regras de cobrança do Imposto de Renda sobre aplicações financeiras. O ministro Fernando Haddad anunciou que o texto, elaborado em colaboração com o mercado financeiro, será encaminhado à Casa Civil nesta terça-feira (19) para posterior submissão ao Congresso Nacional. Esta iniciativa tem como objetivo principal consolidar a legislação existente e resolver questões de insegurança jurídica que têm impacto no mercado financeiro.

Uma das mudanças propostas é ampliar o acesso a mecanismos internacionais de proteção contra variações nos preços de ativos, conhecidos como hedge. Atualmente, a dedução de perdas tributárias está limitada a operações realizadas na Bolsa. A proposta pretende estender essa possibilidade a outras operações financeiras, desde que sejam devidamente registradas e praticadas a preços de mercado, visando evitar brechas para planejamento tributário.

É importante ressaltar que o projeto não abordará a tributação de dividendos, uma questão sensível. Haddad explicou que essa pauta exigirá mais estudos do governo, já que é necessário evitar a bitributação e manter a carga tributária estável. Ele enfatizou que qualquer aumento na tributação sobre renda ou patrimônio será compensado com a diminuição das alíquotas de impostos sobre consumo.

Apesar de o projeto ser encaminhado com algum atraso em relação ao prazo estabelecido pela emenda constitucional, o governo argumenta que já cumpriu o comando constitucional ao enviar propostas relacionadas à tributação da renda. Haddad ressaltou que é fundamental elaborar o projeto com cuidado, evitando erros nos cálculos que possam gerar impactos negativos. Ele assegurou que a prioridade é fazer uma proposta bem fundamentada e que faça sentido, garantindo que os parlamentares possam avançar nas discussões de forma produtiva.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES