BC deixa recado sobre inflação após segundo corte consecutivo na taxa Selic

O Copom fundamentou sua decisão com base no processo de desinflação, nas condições econômicas e no equilíbrio de riscos

Roberto Campos Neto - Presidente do BC | Vinícius Schmidt
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um anúncio realizado nessa quarta-feira (20), o Comitê de Política Monetária (Copom) surpreendeu os mercados ao anunciar um corte adicional de 0,50 ponto percentual (p.p.) na taxa básica de juros (Selic), que agora se situa em 12,75% ao ano. Nesse comunicado, o Copom fundamentou sua decisão com base no processo de desinflação em curso, nas condições econômicas tanto no Brasil quanto no cenário internacional e no equilíbrio de riscos.

Analistas consultados notaram que o Copom reconheceu a melhora nos indicadores de inflação e na atividade econômica do Brasil, mas ao mesmo tempo ponderou a necessidade de se cumprir as metas fiscais do país.

Leia Mais

Em seu comunicado, o comitê destacou a desaceleração da inflação subjacente, que desconsidera fatores temporários ou preços altamente voláteis, porém, ressaltou o aumento do indicador no acumulado de 12 meses. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou um avanço de 4,61% nos 12 meses encerrados em agosto, comparado a 3,99% em julho.

O Copom também reconheceu a resiliência da economia brasileira, que tem apresentado melhor desempenho do que o esperado, mas ainda antecipa uma desaceleração nos próximos trimestres.

No que diz respeito aos riscos inflacionários, o Copom apontou para a persistência das pressões inflacionárias globais e uma possível resistência da inflação de serviços devido a um hiato do produto mais restrito. Por outro lado, destacou riscos de baixa relacionados a uma desaceleração mais acentuada da atividade econômica global e aos impactos do aperto monetário sincronizado sobre a desinflação global.

Expectativa de mais cortes

As expectativas de inflação apuradas pelo Focus, que reúne projeções de instituições financeiras para indicadores econômicos, estão em 4,9% para 2023, 3,9% para 2024 e 3,5% para 2025. Em contrapartida, as projeções do Copom em seu cenário de referência são de 5,0% para 2023, 3,5% para 2024 e 3,1% para 2025, com projeções para a inflação de preços administrados em 10,5% em 2023, 4,5% em 2024 e 3,6% em 2025.

A questão fiscal continua sendo um ponto crítico, e o Copom reforçou a importância da execução das metas fiscais para a ancoragem das expectativas de inflação e a condução da política monetária. Alguns analistas interpretaram esse enfoque como um possível condicionante para futuros cortes de juros.

O cenário internacional também foi abordado, com destaque para a incerteza global, o processo de desinflação em curso e a resiliência dos mercados de trabalho em diversos países. O Copom observou o aumento das taxas de juros de longo prazo nos EUA e a perspectiva de menor crescimento na China, apontando que isso requer maior atenção dos países emergentes.

Os analistas agora aguardam a ata do Copom, a ser divulgada na próxima semana, para obter mais insights sobre como o Banco Central avaliou a melhora nos indicadores de inflação de serviços e se houve heterogeneidade de avaliações dentro do comitê em relação ao crescimento econômico.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES