Bloco com Suíça e Noruega desiste da UE e negocia acordo com Mercosul

O movimento foi oficializado com o agendamento de uma reunião presencial entre os negociadores dos dois blocos em Buenos Aires

Negociadores do acordo de livre comércio entre Efta e Mercosul em 2019 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O bloco econômico composto por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, conhecido como Efta (Associação Europeia de Livre Comércio), anunciou uma mudança estratégica em relação às negociações comerciais com o Mercosul. Decidiram não mais aguardar a conclusão das tratativas entre os países sul-americanos e a União Europeia (UE). Em vez disso, manifestaram interesse em prosseguir com um acordo desvinculado.

O movimento foi oficializado com o agendamento de uma reunião presencial entre os negociadores dos dois blocos em Buenos Aires, marcada para meados de abril. Esse encontro representa um avanço significativo, já que o processo estava praticamente paralisado, com apenas conferências virtuais ocorrendo sem uma periodicidade definida.

Antes dessa reunião, parlamentares dos países do Efta têm programada uma visita ao Brasil entre quarta-feira (20) e sexta-feira (22), com o objetivo de defender a conclusão do acordo. A delegação planeja se reunir com autoridades brasileiras, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Mdic.

As negociações entre Mercosul e Efta tiveram início em 2019, pouco após o anúncio do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Ambas as partes enfrentaram desafios, especialmente relacionados à política ambiental brasileira, que gerou preocupações, principalmente por parte da Noruega, devido ao aumento do desmatamento.

Apesar das pendências em áreas como compras governamentais, acesso a mercados e meio ambiente, as partes veem perspectivas positivas. O Brasil vê na disposição dos países do Efta uma oportunidade de enviar um recado político à União Europeia, mostrando-se aberto a acordos comerciais com outros parceiros.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES