Desemprego fica em 7,6% até janeiro, e renda sobe 3,8% em um ano

O número de desempregados foi estimado em 8,3 milhões, mantendo-se estável em relação ao trimestre encerrado em outubro

Lula e Fernando Haddad | Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que indicam que a taxa de desemprego no Brasil manteve-se em 7,6% no trimestre até janeiro de 2024, permanecendo no mesmo patamar registrado nos três meses anteriores. Embora tenha ficado abaixo das previsões do mercado financeiro, que projetavam desocupação de 7,8%, os números apontam para uma estabilidade na situação de emprego no país. O contingente de desempregados foi estimado em 8,3 milhões, mantendo-se estável em relação ao trimestre encerrado em outubro.

Segundo o IBGE, historicamente, o desemprego tende a apresentar variações no final e início do ano, mas desta vez foi observada uma estabilidade, contrariando a sazonalidade esperada. Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, destacou que a população desocupada não teve uma expansão significativa no trimestre encerrado em janeiro de 2024.

Leia Mais

Os dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), abrangendo tanto empregos formais quanto informais. Em paralelo, os números revelam que, no terceiro trimestre de 2023, a renda média no Brasil voltou a crescer, após uma relativa estabilidade no primeiro semestre. O crescimento interanual da renda habitual média foi de 3,8%, indicando uma recuperação nesse aspecto.

Por grupos demográficos, os maiores aumentos na renda foram registrados no Sudeste, entre os trabalhadores jovens e com ensino superior. Analistas preveem um ritmo mais lento para o mercado de trabalho em 2024, associado à expectativa de desaceleração da atividade econômica no país.

Para mais informações,acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES