Entenda como vai funcionar nova regra de feriados em 2024; veja setores afetados

A nova regulamentação estabelece que a realização de atividades laborais durante feriados somente será permitida se houver convenção coletiva da categoria

O que muda para você a partir de março? | Márcia Foletto/Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de março de 2024, a dinâmica do trabalho em feriados passará por mudanças significativas com a implementação de uma nova portaria. Publicada em 13 de novembro, a regulamentação estabelece que a realização de atividades laborais durante feriados somente será permitida se houver previsão em convenção coletiva da categoria e se forem observadas as leis municipais. Para os domingos, a permissão estará condicionada à existência de uma legislação municipal autorizando o funcionamento, dispensando a necessidade de normas coletivas.

Anteriormente, não era obrigatório o acordo entre empregadores e funcionários. A portaria anterior, de número 617, promulgada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), permitia que o empregador informasse aos colaboradores que o estabelecimento operaria normalmente, seguindo uma escala de trabalho, respeitando os direitos de folga.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, revogou a antiga portaria e expressou a intenção de retomar as negociações entre trabalhadores e empregadores.

Com a nova regulamentação, diversas atividades comerciais que antes tinham autorização para operar nos feriados veem essa prerrogativa ser revogada.

As atividades agora sem autorização incluem:

  1. Varejistas de peixe;
  2. Varejistas de carnes frescas e caça;
  3. Varejistas de frutas e verduras;
  4. Varejistas de aves e ovos;
  5. Varejistas de produtos farmacêuticos (farmácias, inclusive manipulação de receituário);
  6. Revogação parcial apenas das atividades de: mercados, comércio varejista de supermercados e de hipermercados, cuja atividade preponderante seja a venda de alimentos, inclusive os transportes a eles inerentes;
  7. Comércio em hotéis;
  8. Comércio em geral;
  9. Atacadistas e distribuidores de produtos industrializados;
  10. Revendedores de tratores, caminhões, automóveis e veículos similares.

Embora a permissão para o trabalho nesses dias já esteja prevista em lei específica, o setor comercial voltará a depender de convenções coletivas e legislação municipal para mobilizar seus funcionários aos domingos e em feriados.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES