Governo estuda reduzir conta de luz em até 15% com revisão de subsídios

Os subsídios incluem apoios para a compra de óleo diesel e geração de energia em regiões remotas, sendo um montante que tem crescido anualmente

Revisão dos subsídios embutidos nas tarifas de energia | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, revelou que o governo planeja uma revisão abrangente dos subsídios presentes nas tarifas de energia dos brasileiros. Atualmente, esses subsídios representam cerca de 15% da tarifa, totalizando R$ 37 bilhões somente neste ano.

Os subsídios incluem apoios para a compra de óleo diesel e geração de energia em regiões remotas, sendo um montante que tem crescido anualmente. Em 2018, por exemplo, foram R$ 18,8 bilhões. O governo realizará uma análise conjunta com o Ministério de Minas e Energia para identificar os subsídios passíveis de revisão.

Nas últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou preocupação com os altos custos da energia elétrica para os mais pobres, citando a disparidade entre o que empresários e a população de baixa renda pagam. Essa referência destaca o menor custo no mercado livre, onde grandes consumidores compram diretamente dos geradores.

Barbosa Pinto mencionou que o governo busca aprovar um projeto para revisar as regras de concessões, além de avaliar a concorrência em serviços digitais, como marketplaces. Ele defendeu o programa de poupança "Pé de Meia", desenvolvido pela secretaria, como uma iniciativa para aumentar a produtividade e reduzir a desigualdade a longo prazo.

O programa Pé de Meia visa combater a evasão escolar, que custa 3% do PIB ao ano, por meio de um sistema de poupança que pode reduzir a evasão em até um terço. O valor que os estudantes receberão ainda será definido em colaboração entre os Ministérios da Educação e da Fazenda.

Além disso, Barbosa Pinto destacou oito projetos em tramitação no Congresso que buscam impactar positivamente a produtividade e a desigualdade social. Ele ressaltou a importância de regulamentar a lei de debêntures de infraestrutura e reformar a lei de concessões para atrair investimentos privados em projetos de infraestrutura. A revisão dos subsídios na conta de luz também é destacada como uma prioridade, visando reduzir o impacto desses incentivos na tarifa, tornando-a mais justa e eficiente.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES