Haddad vence batalha fiscal e mantém déficit zero no Orçamento de 2024

A decisão foi tomada em uma reunião entre Lula, Haddad, Rui Costa e a ministra do Planejamento, Simone Tebet

Ministros Fernando Haddad e Simone Tebet | Diogo Zacarias/MF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma decisão que fortalece o compromisso com o déficit zero nas contas públicas em 2024, o governo anunciou que não endossará nenhuma emenda ao relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que propõe alterações na meta. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), defensor incansável do déficit zero, viu nisso um apoio significativo às suas perspectivas fiscais. O prazo para sugestões ao texto expira amanhã.

Essa definição concede mais tempo para que o Congresso aprove medidas que aumentem a arrecadação, alinhando-se aos objetivos fiscais de Haddad e fortalecendo seus argumentos junto ao presidente Lula para a manutenção da proposta. O adiamento das discussões, inicialmente revelado pelo colunista Lauro Jardim, do GLOBO, é interpretado como uma vitória parcial do ministro da Fazenda, mesmo enfrentando resistência interna, notadamente do titular da Casa Civil, Rui Costa, defensor de alterações imediatas na LDO.

A decisão de adiar foi tomada em uma reunião na última terça-feira (14), envolvendo Lula, Haddad, Rui Costa e a ministra do Planejamento, Simone Tebet. A ministra se esquivou de comentar o assunto na saída da reunião, o que alguns interpretaram como uma tentativa de não se envolver diretamente nas divergências entre os titulares da Fazenda e da Casa Civil.

Embora os aliados de Haddad comemorem o adiamento, permanece uma cautela, pois ainda há a possibilidade de mudanças na meta em dezembro, durante a discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA), ou em março, após o relatório bimestral das contas públicas do Tesouro Nacional.

Enquanto isso, Haddad trabalha arduamente no Congresso para aprovar iniciativas que possam aumentar a arrecadação federal, incluindo a polêmica medida provisória que visa tributar grandes empresas com benefícios fiscais de ICMS, podendo gerar até R$ 35 bilhões ao governo. Outras propostas incluem o projeto de Juros sobre Capital Próprio, a taxação de fundos exclusivos e no exterior, e a tributação de apostas online.

Líderes governistas argumentam que uma mudança na meta fiscal antes da aprovação dessas propostas poderia transmitir a mensagem de abandono das medidas. Haddad, por sua vez, defende que as novas leis podem tornar o déficit zero uma realidade.

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) apresentou uma sugestão de alteração na meta fiscal, prevendo um déficit de 0,75% ou 1% do PIB em 2024. No entanto, essa ação foi vista pelo governo como uma iniciativa isolada, não alinhada com o Palácio do Planalto. A discussão sobre a mudança da meta ganhou impulso quando Lula expressou dúvidas sobre o cumprimento do déficit zero em 2024, acelerando as articulações dos defensores da expansão, uma situação que Haddad tem tentado gerenciar desde então.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES