Mais de R$ 300 Mi! Saiba quais empresas mais lucram com a guerra Israel-Hamas

O Brasil protocolou uma resolução para solucionar o conflito no Oriente Médio, mas a proposta foi vetada pelos EUA

James Taiclet (D) e ministro da Defesa de Israel | Ministério da Defesa de Israel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última terça-feira (17), o ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, publicou em suas redes sociais uma declaração enfatizando a necessidade de centenas de toneladas de explosivos da Força Aérea em Gaza, excluindo qualquer ajuda humanitária. Ben-Gvir, membro do partido de extrema direita Otzma Yehudit, tornou-se ministro após as eleições parlamentares de novembro de 2022, quando a legenda extremista se uniu ao governo de coalizão liderado por Benjamin Netanyahu.

Ben-Gvir é conhecido por suas posições armamentistas radicais, disseminação de ódio contra os árabes e críticas à abordagem considerada "frouxa" do governo Netanyahu em relação à Palestina. Ele promoveu a distribuição de armas à população israelense, especialmente entre os colonos próximos a Gaza e à Cisjordânia.

Leia Mais

A crescente radicalização do governo Netanyahu é evidente, alimentando a indústria de armas mesmo durante a pandemia. Em 2020, essa indústria registrou um crescimento de 1,3%, segundo o Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo (Sipri). Com o conflito na Ucrânia em 2022, a indústria bélica global atingiu um novo recorde, alcançando US$ 2,24 trilhões, liderada pelos Estados Unidos, que representam 39% dos gastos globais.

Top 100 melhores para 2023 | Foto: ReproduçãoA aliança entre Biden e Netanyahu favorece empresas de armamento dos EUA, como Lockheed Martin, RTX, Northrop Grumman, Boeing e General Dynamics. Essas empresas lucram com os conflitos, incluindo o recente em Gaza, onde mais de 5 mil pessoas perderam a vida. A aliança entre Biden e Netanyahu fortalece interesses comerciais e estratégicos, gerando ganhos significativos para a indústria de armas, em grande parte controlada por empresas dos EUA.

Tentativa brasileiro de pôr fim à guerra

Na manhã da última quarta-feira (18), os Estados Unidos rejeitaram a resolução proposta pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU referente ao conflito entre Israel e Hamas. O veto do país norte-americano resultou na rejeição do texto brasileiro.

Doze países, incluindo China, França, Albânia, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes Unidos, votaram a favor da proposta brasileira. Rússia e Reino Unido se abstiveram, enquanto os representantes estadunidenses, como membro permanente do conselho com poder de veto, votaram contra, inviabilizando a resolução.

Após a votação, a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, expressou desapontamento, insinuando que o texto não aborda adequadamente o direito de autodefesa de Israel. A rejeição dos EUA também foi motivada pela proposta russa de incluir um pedido de cessar-fogo imediato, algo que Washington não deseja no momento.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES