Moeda argentina segue em queda livre após vitória da extrema-direita

Só nas primeiras horas da manhã, as negociações nos mercados de criptoativos indicavam uma queda de até 15%

Economista da extrema-direita, Javier Milei | Alejandro Pagni/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os mercados financeiros argentinos estão prestes a enfrentar um dia de agitação nesta segunda-feira (14), à medida que os resultados das primárias das eleições presidenciais revelam a vitória do candidato de extrema direita, Javier Milei. Sua plataforma econômica, que inclui a dolarização do país e o fechamento do Banco Central (BC), gerou incertezas e preocupações entre os investidores.

Durante as primeiras horas da manhã, as negociações nos mercados de criptoativos indicavam uma queda de até 15% no valor do peso em relação ao dólar. Na semana anterior, a moeda americana ultrapassou a marca de 600 pesos no mercado paralelo.

Leia Mais

Os títulos da dívida argentina, que já estavam sendo negociados a valores muito baixos no mercado de Londres, sofreram uma queda de mais de 1% no início desta segunda-feira.

Alejo Costa, estrategista-chefe da Argentina no BTG Pactual, observa que os investidores não rejeitam a mensagem econômica de Milei, mas estão preocupados com sua implementação e com o risco institucional. O estilo agressivo do candidato e a perspectiva de falta de apoio no Congresso geram apreensão.

Milei, que é deputado do partido "A Liberdade Avança", conduziu uma campanha caracterizada por sua postura antipolítica e libertária, responsabilizando a classe política pelas crises econômicas que assolaram a Argentina ao longo dos anos. O país está prestes a enfrentar sua sexta recessão em uma década e encontra-se à beira da hiperinflação, com a taxa de inflação ultrapassando 100%.

Uma das propostas de Milei é a dolarização da economia como medida para conter a inflação. No entanto, muitos analistas alertam que tal medida pode desencadear um caos financeiro no país. O candidato obteve mais de 30% dos votos, superando os candidatos da direita tradicional e a aliança governista, que receberam cerca de 28% e 27% dos votos, respectivamente.

Fernando Losada, diretor administrativo da Oppenheimer & Co. em Nova York, destaca que a mensagem transmitida pelas urnas foi clara: o voto cansado e antissistema prevaleceu como uma forma de punir a classe política.

Durante a madrugada, o peso argentino sofreu uma forte desvalorização no mercado de criptoativos, um indicador sensível do desempenho da moeda devido ao seu baixo volume de negociações. O custo de aquisição da stablecoin denominada em dólar Tether ultrapassou 700 pesos, apontando para uma desvalorização de até 15% da moeda local.

Patrick Esteruelas, chefe de pesquisa na Emso Asset Management em Miami, afirma que a percepção geral do mercado é negativa devido às incertezas em torno de Milei e aos resultados que mostram um desempenho abaixo do esperado para a coalizão conservadora Juntos pela Mudança.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES