Preços de carros novos despencam 2,76% e registram maior queda em 11 anos

A queda nos preços foi atribuída ao programa de descontos implementado pelo governo Lula

Carros novos mais acessíveis | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os preços dos automóveis novos no Brasil apresentaram uma queda significativa de 2,76% em junho, marcando a maior redução em 11 anos. Essa constatação é resultado do levantamento realizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda nos preços foi atribuída ao programa de descontos implementado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entretanto, especialistas acreditam que essa redução será de curta duração, já que o programa focado nos chamados "carros populares" teve caráter pontual e foi encerrado no início deste mês.

Leia Mais

Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da consultoria Jato Dynamics do Brasil, ressalta que os preços tendem a retornar ao patamar normal e, consequentemente, a subir novamente, o que pode impactar o consumidor com valores mais elevados.

Os dados do IBGE mostram que os automóveis novos foram os principais responsáveis pela deflação de 0,08% do IPCA em junho, contribuindo com uma redução de 0,09 ponto percentual no índice. Contudo, com o término dos descontos, os preços dos carros zero-quilômetro devem registrar um aumento de 0,7% no índice de inflação de julho, conforme projeção do economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

Especialistas apontam que o programa do governo, embora tenha impulsionado temporariamente o setor automotivo, não é capaz de reverter os obstáculos enfrentados pela produção e venda de carros no Brasil. O setor ainda sente os reflexos dos juros altos e das restrições na concessão de crédito, o que limita o poder de compra do consumidor. Mesmo com a expectativa de redução da taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central (BC) em agosto, acredita-se que os efeitos sobre o setor automotivo serão graduais e não imediatos.

Em meio ao cenário econômico complexo, o programa de descontos trouxe momentâneo alívio aos preços dos automóveis novos, mas a tendência é que os valores dos veículos voltem a acompanhar a inflação nos próximos meses. A última vez que houve uma queda significativa nos preços dos automóveis novos no IPCA foi em junho de 2012, quando sob influência de uma medida governamental para estimular o consumo, a retração foi de 5,48%.

A partir de agora, o setor automotivo no Brasil enfrentará desafios, buscando equilibrar a oferta e a demanda em meio aos custos de produção elevados e às oscilações nas condições econômicas.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES