Lula deve apostar em Marcos Pereira para derrubar influência de Arthur Lira

O partido Republicanos está prestes a oficializar seu ingresso no governo, com o objetivo imediato de fortalecer sua base no Congresso

Candidato alternativo a Lira | Andressa Anholete
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O partido Republicanos está prestes a oficializar seu ingresso no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o objetivo imediato de fortalecer sua base no Congresso. No entanto, essa movimentação também é vista como o início de uma articulação alternativa para a sucessão do comando da Câmara em 2025, contrapondo-se ao candidato apoiado pelo atual presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). O presidente do partido, Marcos Pereira, que já articula sua candidatura, pode se tornar um contraponto ao candidato Elmar Nascimento (União Brasil).

Embora seja cogitada a possibilidade de Lula apoiar Nascimento, há setores no Palácio do Planalto que veem em Marcos Pereira um político mais previsível. A aproximação do governo com Pereira também pode ajudar a estabelecer um diálogo com o segmento evangélico, que tem maior identificação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O Republicanos tem uma ala radical que apoia o ex-mandatário, mas Pereira é visto pelo governo como uma alternativa para a presidência da Câmara.

Leia Mais

O partido está se preparando para ter postos de comando na Esplanada dos Ministérios, com os deputados André Fufuca (PP-MA) e Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) sendo efetivados como ministros. As posições que cada um ocupará serão definidas após uma reunião entre Lula e Lira.

Enquanto isso, o PSD também está se movimentando para garantir espaços de protagonismo nos dois últimos anos da legislatura atual. O partido já sinalizou a legendas aliadas que não aceitará ficar à margem das negociações para a sucessão de Lira. O líder do PSD, Antonio Brito (BA), é apontado como um potencial postulante à presidência da Câmara em 2025. O partido também considera apoiar o retorno de Davi Alcolumbre (União-AP) ao comando do Senado, o que faria parte das articulações para a sucessão nas duas Casas do Legislativo.

Nesse cenário, Alcolumbre é visto como uma peça central nas negociações, e o MDB também está tentando atrair o senador para suas fileiras visando à sucessão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Apesar das movimentações em torno de Alcolumbre, o senador nunca demonstrou interesse em deixar o União Brasil, pois conta com fiéis aliados em diversas siglas e possui boa interlocução com o Palácio do Planalto.

Enquanto as negociações se desenrolam, Lira ainda não comentou publicamente sobre o assunto. O cenário político está em constante movimento, e o jogo de interesses e alianças pode moldar o futuro da sucessão na Câmara e no Senado nos próximos anos.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES