Saiba como a queda da Selic impacta no dia a dia dos brasileiros

Invetimentos aplicados, empregos geridos e dívidas tendem a declinar com o corte de 0,5% na taxa básica de juros

Efeito Selic | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O impacto do recente corte na taxa Selic, embora tenha excedido as expectativas, levará algum tempo para se refletir nos consumidores e nas empresas. Enquanto isso, a taxa de juros permanece em um nível notavelmente alto, considerando a taxa de inflação em torno de 3% nos últimos 12 meses.

Apesar desse primeiro passo, sua influência positiva na economia é notória, assemelhando-se a uma válvula de alívio em uma panela de pressão. A perspectiva é de que a taxa continue a diminuir, chegando a 11,75% até o final do ano, com indícios de quedas adicionais no início do próximo ano.

Leia Mais

Nesse cenário, investidores são estimulados a alocar recursos, empresas encontram espaço para gerar empregos e as taxas de juros cobradas dos clientes tendem a declinar.

A atitude autônoma do Banco Central (BC), ao reduzir a taxa básica de juros, não passou despercebida pelos governos Bolsonaro e Lula, ambos descontentes em diferentes momentos. No entanto, a decisão se mostrou necessária para enfrentar os desafios econômicos.

Roberto Campos Neto, presidente da entidade monetária, demonstrou sua independência ao adotar uma política monetária que visa conter a inflação, cumprindo o papel de autoridade monetária. É imprescindível reconhecer o êxito dessa abordagem em meio às complexidades do cenário econômico atual.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES