Haddad afirma que mercado aposta em corte expressivo da Selic: até 0,75%

A inflação surpreendeu no mês de julho, o que intensificou as especulações sobre um corte mais substancial na taxa básica de juros

Otimismo na Fazenda | Diogo Zacarias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), demonstrou confiança na perspectiva de uma redução na taxa básica de juros, a Selic, cujo anúncio é aguardado para a noite desta quarta-feira (02), pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Haddad compartilhou que há uma parcela do mercado financeiro que está apostando em um corte de até 0,75% na taxa.

Durante entrevista ao programa "Bom Dia, Ministro", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Haddad ressaltou que a expectativa geral é que haja um corte na taxa Selic, e que a inclinação do mercado atualmente parece estar mais inclinada em torno de um corte de 0,50%. Ele também mencionou que há analistas que estão apostando em um corte mais substancial de 0,75%, e ele acredita que as perspectivas são favoráveis nesse sentido.

Leia Mais

O ministro enfatizou que a queda da inflação e a diminuição do dólar são fatores que respaldam a possibilidade de redução da taxa básica. Além disso, Haddad observou que "nenhum economista com reputação" espera que a taxa Selic seja mantida inalterada.

Atual patamar da Selic

Atualmente fixada em 13,75% ao ano desde agosto de 2022, a taxa Selic está suscitando debates sobre a possibilidade de seu primeiro corte em três anos, desde agosto de 2020. A inflação surpreendeu no mês de julho, o que intensificou as especulações sobre um corte mais substancial na taxa.

Os especialistas mais otimistas apontam para uma possível redução de 0,50 ponto percentual, levando a Selic para 13,25% ao ano. A prévia de julho (IPCA-15) indicou uma deflação de 0,07% no mês, o que, para alguns, justifica uma redução mais expressiva na Selic.

No entanto, há análises mais cautelosas, tendo em vista o histórico e a postura do Banco Central (BC). Nesse contexto, alguns analistas consultados acreditam que o cenário mais provável é um corte de 0,25 ponto percentual, levando a Selic para 13,5%, considerando as últimas comunicações e a abordagem cautelosa adotada pela entidade monetária.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES