Saiba como fica a rentabilidade da poupança após novo corte na taxa Selic

Mesmo com a queda na Selic, a rentabilidade da poupança permanece em 6,17% + TR, totalizando uma projeção de 7,81% para o ano de 2024

Atenção, poupadores! | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quarta-feira (31), o Banco Central (BC) anunciou um corte na taxa Selic, reduzindo-a de 11,75% para 11,25% ao ano. Essa mudança tem implicações diretas na rentabilidade de diversos investimentos em renda fixa, embora o rendimento da poupança permaneça inalterado.

Mesmo com a queda na Selic, a rentabilidade da poupança permanece em 6,17% + TR (Taxa Referencial), totalizando uma projeção de 7,81% para o ano de 2024, conforme estimado por Rafael Haddad, planejador financeiro do C6 Bank. Levando em consideração a inflação, ele prevê um ganho líquido real de 3,80% ao longo deste ano, destacando que os investimentos na poupança são isentos de Imposto de Renda.

Esse ganho líquido está garantido por lei desde 2014, quando foi estabelecido que a rentabilidade da poupança seria de 0,5% ao mês (ou 6,7% ao ano) + TR quando a Selic estivesse acima de 8,5% ao ano, como é o caso atual.

Caso a taxa básica de juros permaneça igual ou abaixo desse patamar, o rendimento da poupança é reduzido para 70% da Selic + TR.

Expectativa do mercado

A expectativa do mercado é que a Selic encerre o ano em 9%, mantendo os 7,81% projetados para a poupança.

Olhando para o cenário futuro, economistas preveem que, até o final de 2025, a Selic deve alcançar 8,5% e se manter nesse patamar até o término de 2027. Se esse cenário se concretizar, a rentabilidade anual da poupança será de 5,95% + TR.

Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos e pesquisas econômicas da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade), aponta que, apesar da isenção de Imposto de Renda, a poupança pode ser menos vantajosa do que fundos de renda fixa com taxas de administração inferiores a 2,5%, presentes na maioria do mercado financeiro.

Comparativamente, em relação à maioria dos CDBs, a rentabilidade da poupança também se mostra inferior. Oliveira destaca que "o investidor teria que obter uma taxa de juros de cerca de 85% do CDI para atingir o mesmo ganho obtido pela poupança, já que as aplicações em CDB pagam IR". Atualmente, a maioria dos CDBs oferecidos supera esse percentual.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES