Veja as 25 cidades mais ricas do Brasil; capital nordestina perto do top10

O bom desempenho de Maricá (RJ) é atribuído à extração de petróleo e gás, enquanto as cidades que perderam participação foram influenciadas pelos Serviços.

Maricá foi o grande destaque em ganhos na participação nacional | Prefeitura de Maricá
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na sexta-feira (15) dados que apontam mudanças significativas nos Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios brasileiros entre 2020 e 2021. Maricá (RJ) lidera os ganhos de participação, seguido por Saquarema (RJ), Niterói (RJ), São Sebastião (SP) e Campos dos Goytacazes (RJ). Por outro lado, São Paulo (SP) registrou a maior queda, seguido por Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS).

No ranking dos 25 municípios com maior participação no PIB, Maricá (RJ) e Itajaí (SC) entraram, enquanto Sorocaba (SP) e Uberlândia (MG) saíram.

Leia Mais

Luiz Antonio de Sá, analista de Contas Regionais do IBGE, destaca que os resultados refletem a recuperação econômica de capitais e regiões fortemente impactadas pela pandemia. Apesar do aumento nominal em 2021, a participação desses municípios no PIB ainda não atingiu os patamares de 2019.

O bom desempenho de Maricá (RJ) é atribuído à extração de petróleo e gás, enquanto as cidades que perderam participação foram influenciadas pelos Serviços, como atividades financeiras, administração pública e atividades profissionais, científicas e técnicas.

Em 2021, 11 municípios representaram cerca de 25% do PIB nacional e 16,6% da população brasileira. No entanto, as 87 cidades com os maiores PIBs representaram aproximadamente 50% do PIB total e 36,7% da população, indicando uma distribuição mais equilibrada em comparação com 2002, quando apenas quatro municípios somados representavam cerca de ¼ da economia nacional.

Os municípios que responderam por cerca de ¼ do PIB em 2021 foram São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Curitiba (PR), Osasco (SP), Maricá (RJ), Porto Alegre (RS), Guarulhos (SP) e Fortaleza (CE).

Ao longo das últimas duas décadas, observa-se mudanças no ranking, com ascensão de cidades como Manaus (AM), Curitiba (PR), Osasco (SP), Maricá (RJ), Porto Alegre (RS), Guarulhos (SP) e Fortaleza (CE), indicando uma dinâmica em constante evolução nos centros econômicos regionais do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES