Folha de louro pode conter substância antidepressiva, aponta pesquisa

Após uma série de testes e estímulos, o grupo que recebeu a riparina mostrou-se muito mais resistente à depressão induzida por estresse do que o grupo controle.

Folha de louro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma substância presente na folha de louro tem sido apontada por pesquisadores como antidepressiva. É a riparina 3, um alcaloide presente na Aniba riparia (nome científico do louro). A espécie vem sendo investigada há alguns anos por pesquisadores do Laboratório de Neurofarmacologia, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com pesquisadores das universidades federais da Paraíba e do Piauí.

Os estudos pré-clínicos são realizados com animais e constituem parte importante – ainda que inicial – de qualquer processo de desenvolvimento de medicamentos.

Substância encontrada na folha de louro pode ter efeito antidepressivo |foto: Reprodução

No estudo, um grupo de cobaias recebeu a riparina via oral, diluída em água destilada, enquanto outro grupo recebeu apenas água destilada, servindo como controle. Ambos foram submetidos a situações de estresse, às quais respondiam com comportamento semelhante à depressão.

Após uma série de testes e estímulos, o grupo que recebeu a riparina mostrou-se muito mais resistente à depressão induzida por estresse do que o grupo controle.

“A gente fechou um ciclo, investigando todas essas situações. Por isso a pergunta do título do artigo. Na realidade, a riparina respondeu a muitas hipóteses que estão relacionadas à depressão”, diz a Profª Cléa Florenço, coordenadora da pesquisa.

Novos estudos

Depois da fase da pesquisa pré-clínica, será ainda necessário analisar toxicidade, segurança e eficácia da droga. Em seguida, inicia-se uma série de testes clínicos (realizados em humanos), o que pode levar anos. Somente depois disso, um medicamento é passível de ter o uso autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A doença, de acordo com a pesquisadora, é um grande desafio para a medicina, daí a importância de se buscar novas drogas. “Ainda existe um percentual entre 30% e 40% de pacientes que não respondem bem aos antidepressivos que temos no mercado”, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES