Avós disputam custódia de crianças encontradas na Amazônia colombiana

A batalha pela custódia reflete a complexidade da situação e a importância de garantir o bem-estar dessas crianças após o trauma que enfrentaram durante o período em que estiveram perdidas.

Avós disputam custódia de crianças encontradas na Amazônia colombiana | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma disputa pela custódia das crianças indígenas que ficaram perdidas na Amazônia colombiana começou entre os parentes dos quatro irmãos. Eles foram encontrados na sexta-feira (9) após uma busca que durou 40 dias. A batalha pela custódia reflete a complexidade da situação e a importância de garantir o bem-estar dessas crianças após o trauma que enfrentaram durante o período em que estiveram perdidas.

De acordo com informações do Instituto Colombiano de Assistência à Família (ICBF), divulgadas na segunda-feira (12), as autoridades ainda não tomaram uma decisão sobre quem ficará responsável pelos cuidados dos irmãos indígenas encontrados na Amazônia colombiana. As opções em consideração são os avós ou o pai das crianças, que enfrenta acusações de violência doméstica, conforme reportado pela AFP.

    “Vamos conversar, investigar, saber um pouco da situação”, afirmou Astrid Cáceres, chefe do ICBF, em entrevista à rádio Blu. “O mais importante neste momento é a saúde das crianças, que não é só física, mas também emocional, a forma como os acompanhamos emocionalmente."

Os irmãos, com idades entre 1 e 13 anos, conseguiram sobreviver sozinhos na floresta da Colômbia após a queda do avião em que estavam. Infelizmente, a mãe das crianças, o piloto e um líder indígena que também estavam na aeronave perderam suas vidas no acidente. Essa é uma tragédia que trouxe grande comoção e destaque na mídia devido à incrível história de sobrevivência das crianças durante o período em que ficaram perdidas na floresta.

Após serem encontradas, as crianças foram hospitalizadas para receberem os cuidados médicos necessários e devem permanecer internadas por mais alguns dias para se recuperarem completamente. Durante esse período, as autoridades estão avaliando os diferentes cenários e considerando as opções para decidir com quem os pequenos ficarão.

“Eles me abraçaram dizendo ‘pai, pai, vamos pra casa’. Eu disse a eles que os médicos precisavam examiná-los porque eles passam muito tempo na selva, então eles permaneceriam sob os cuidados do ICBF e depois chegaríamos a um acordo para que elas fossem entregues a nós", disse Narciso Mucutuy, avô materno das crianças, à Reuters.

No domingo (11), o avô materno das crianças, Narciso Mucutuy, acusou Manuel Ranoque, pai de dois dos jovens, de agredir a mãe das crianças, que infelizmente faleceu no acidente. Em declaração à imprensa, Ranoque reconheceu que o casal enfrentava problemas, mas considerou isso como uma questão privada e não algo a ser disseminado para o mundo como "fofoca". Questionado se havia agredido a esposa, Ranoque disse: “Verbalmente, às vezes, sim. Fisicamente, muito pouco. Tivemos mais brigas verbais", de acordo com a AFP.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES