Crianças perdidas na mata colombiana fugiam ao ouvir gritos de militares

A equipe conseguiu resgatá-las só quando já estavam fracas e não podiam mais correr

Indígenas colombianos fugiam quanto equipe de resgate se aproximava | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As quatro crianças indígenas que passaram 40 dias desaparecidas na mata colombiana, após sofrerem um acidente de avião, fugiram e se esconderam quando ouviram gritos de policiais militares que estavam a sua procura, segundo o depoimento do avô delas divulgado neste domingo (11).

As menores, com idade entre 1 a 13 anos, foram encontradas com vida na última sexta-feira (09), por meio da operação histórica com uma equipe de resgate integrada por centenas de militares, indígenas e voluntários que comoveu e mobilizou toda a Colômbia. Os irmãos estavam em um avião que caiu sobre a selva, levando a mãe e mais dois adultos à morte.

Leia Mais

"Eles ficaram com medo [dos gritos], além dos cachorros. Se escondiam nos troncos das árvores ou corriam", relatou um dos avôs dos pequenos, Fidencio Valência, à rádio colombiana Caracol.

Os próprios agentes militares disseram que, por inúmeras vezes, chegaram a passar a uma pequena distância de 20 metros de onde as crianças se escondiam. Foi só na sexta, quando todas já se encontravam fracas de fome, impossibilitando sua fuga, que o grupo conseguiu resgatá-las.

Durante a busca, os militares chegaram a utilizar megafones reproduzindo uma mensagem gravada pela avó dos irmãos, na qual ela pedia que os menores continuassem onde estavam e não corressem mais. A fala estava sendo reproduzida tanto em espanhol quanto no idioma da etnia uitoto.

Os quatro nativos - identificados como Lesly Jacobombaire Mucutury, de 13 anos; Soleiny Jacobombaire Mucutury, de 9 anos; Tien Noriel Ronoque Mucutury, de 4 anos; e Cristin Neriman Ronoque Mucutury, de apenas 1 ano - estão sendo atendidas por médicos no hospital de Bogotá e não correm risco de vida, de acordo com as informações do governo colombiano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES