Brasileiros chegam ao sul de Gaza e têm janela para cruzar a fronteira

Membros do Itamaraty indicaram que Israel pode não permitir a abertura da fronteira neste sábado.

a fronteira deve ficar aberta das 12h às 17h, horário local (das 06h às 11h no horário de Brasília) | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após adiarem a viagem devido a novos ataques, um grupo de 19 brasileiros que tentava deixar a Faixa de Gaza conseguiu embarcar em um ônibus fretado pela Embaixada do Brasil na Palestina e chegou ao sul do território neste sábado (14), conforme informado pelo embaixador brasileiro Alessandro Candeas.

Eles conseguiram percorrer o trajeto do abrigo no norte de Gaza até a cidade de Khan Younes no sul e estavam aguardando a autorização da Embaixada do Brasil na Palestina para seguir em direção à fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Em Khan Younes, os brasileiros ficarão hospedados na residência de uma família brasileira, em Rafah, antes de embarcar em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no Cairo com destino ao Brasil.

Existe a possibilidade de uma janela de algumas horas para cruzar a fronteira, uma vez que as negociações entre Egito, Israel e Estados Unidos chegaram a um acordo para abrir a fronteira entre o sul de Gaza e o Egito, que estava fechada desde o início do conflito entre o Hamas e Israel. 

De acordo com fontes dos EUA, a fronteira deve ficar aberta das 12h às 17h, horário local (das 06h às 11h no horário de Brasília). No entanto, membros do Itamaraty indicaram que Israel pode não permitir a abertura da fronteira neste sábado.

Até o momento, Tel Aviv não se manifestou sobre essa informação, mas a rede CNN Internacional informou que o Ministério da Defesa de Israel anunciou a abertura da passagem entre Gaza e Rafah, no Egito, somente para cidadãos estrangeiros.

Leia Mais

Vale lembrar que o trajeto do abrigo no norte de Gaza até a fronteira é de apenas 25 quilômetros, mas devido à situação no território, a viagem poderia levar até duas horas, e esse tempo poderia se estender ainda mais se houvesse novos ataques de Israel. O motorista do ônibus informou que não tinha informações sobre ataques na rota, e a Embaixada comunicou a placa e o modelo do ônibus às autoridades de Israel e ao Hamas.

No início, os brasileiros haviam colocado suas bagagens no ônibus, mas devido às notícias sobre novos ataques no trajeto, eles foram obrigados a retornar ao abrigo onde estavam. Eles aguardavam a autorização da Embaixada do Brasil na Palestina para iniciar o deslocamento desde a manhã, mas até por volta do meio-dia em Gaza (06h no horário de Brasília), não haviam obtido a autorização de Israel para atravessar o território.

Os ônibus destinados ao transporte dos brasileiros chegaram durante a noite de sexta-feira, mas a Embaixada brasileira na Palestina considerou que era muito arriscado iniciar o deslocamento devido aos recentes ataques de Israel. Os brasileiros estavam abrigados na escola Rosary Sisters School, ao norte de Gaza.

Por fim, o avião enviado pelo governo brasileiro para resgatá-los da região e levá-los de volta ao Brasil está em Roma, na Itália, aguardando a travessia do grupo pela fronteira para voar até o Egito. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que o embarque ocorrerá em um local no Egito próximo à fronteira com a Faixa de Gaza, em vez da capital, Cairo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES