Entenda os obstáculos que dificultam o resgate de brasileiros da Faixa de Gaza

Lula envia outro avião da FAB para resgatar mais brasileiros da zona de conflito israelita

O conflito entra para o 11º dia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a escalada do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, o governo brasileiro lançou uma operação de resgate para retirar cidadãos brasileiros da zona de conflito. Entre os mais de 2 mil pedidos de socorro, cerca de 20 brasileiros enfrentam uma situação crítica no epicentro dos confrontos: a Faixa de Gaza.

Na tarde da última quinta-feira (12), um avião presidencial da Força Aérea Brasileira partiu em direção a Roma, Itália, aguardando autorização do governo egípcio para pousar no Cairo e evacuar brasileiros de Gaza. Este é o primeiro voo brasileiro em direção ao território egípcio e foi convocado em caráter de emergência, sugerindo avanço nas negociações entre os governos brasileiro e egípcio para permitir a entrada dos brasileiros.

Leia Mais

Para garantir a segurança durante o deslocamento até a fronteira, o governo federal está reunindo toda a documentação necessária e informando autoridades egípcias, palestinas e israelenses sobre o dia e a hora exatos em que um ônibus conduzirá os brasileiros da Faixa de Gaza até a cidade de Rafah, no Egito.

Obstáculos

Entretanto, o processo enfrenta desafios, como possíveis bombardeios em Rafah para evitar o bloqueio israelense, o risco de infiltrados extremistas do Hamas no território egípcio e a falta de estrutura migratória adequada no Egito para receber os brasileiros.

Segundo o Itamaraty, a maioria dos brasileiros em Gaza são mulheres e crianças, concentradas em uma escola onde receberam suprimentos básicos. Contudo, a situação tende a piorar devido ao bloqueio israelense, que interrompeu o fornecimento de energia, água, alimentos e medicamentos até que os reféns do Hamas sejam libertados.

A passagem por Rafah, por onde os brasileiros sairiam e a ajuda humanitária aos palestinos entraria, tem sido alvo de bombardeios do governo israelense. Autoridades israelenses alertaram o governo egípcio sobre possíveis ataques aéreos contra caminhões que transportam suprimentos para Gaza.

A Faixa de Gaza, território com 2,3 milhões de habitantes sob domínio do Hamas desde 2007, encontra-se cercada por bloqueios terrestres e aéreos impostos por Israel, sem corredores humanitários para a saída dos civis da zona de combate. O único caminho para saída por terra, sem passar por Israel, é por Rafah, fronteira com o Egito, que tem sido bombardeada pelo governo israelense.

Trajeto desejado para o resgate Foto: ReproduçãoO Brasil ainda aguarda a autorização do Egito para o resgate, sem uma data prevista para a operação. Antes mesmo do conflito atual, aproximadamente 80% da população de Gaza dependia de ajuda internacional, e cerca de 1 milhão de pessoas contavam com doações de alimentos para sobreviver. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv pediu a Israel para não bombardear uma escola que abriga brasileiros durante o conflito.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES