Água e comida estão chegando ao fim em Gaza após bloqueio de Israel, alerta ONU

Suprimentos, combustível e eletricidade também foram cortados pelo governo Israelense

Água e comida estão chegando ao fim em Gaza | Ali Mahmoud/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Faixa de Gaza está à beira de uma grave crise humanitária, com escassez iminente de comida e água potável, o alerta foi dado pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), nesta quinta-feira (12). Israel impôs um bloqueio total ao território após o ataque do grupo terrorista Hamas no sábado (7), desencadeando um conflito que já resultou em 2,8 mil mortes. 

Hoje, o país anunciou que o território enfrentará falta de energia, água e alimentos até que os aproximadamente 150 reféns capturados pelo Hamas durante o ataque terrorista de sábado sejam libertados.

“É uma situação terrível a que estamos vendo evoluir na Faixa de Gaza, com alimentos e água escassos e esgotando rapidamente”, disse Brian Lander, vice-chefe de emergências do PMA, à Reuters.

Leia Mais

Segundo informações da ONU, mais de 340 mil pessoas, dentre os mais de 2 milhões de habitantes do território, foram obrigadas a deixar suas casas desde o início dos ataques.

"O PMA está no local, está respondendo e estamos fornecendo alimentos a milhares de pessoas que procuraram abrigo em escolas e em outros locais do território. Mas vamos ficar sem comida muito em breve", informou Lander.

Na última segunda-feira (9), o governo israelense impôs um bloqueio que proíbe não apenas a entrada de alimentos e água, mas também de combustível e eletricidade na Faixa de Gaza. Além disso, todos os pontos de passagem para fora do território foram fechados.

“As pessoas que procuram abrigo e se esforçam para sobreviver neste ambiente só vão entrar em situações cada vez piores com o passar do tempo”, afirmou Lander.

De acordo com informações da BBC, o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) expressou preocupação com aproximadamente 50 mil grávidas na Faixa de Gaza, que estão privadas de acesso a serviços essenciais de saúde e até mesmo água potável. Destas, 5.500 estão previstas para dar à luz no próximo mês.

Além disso, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) também alertou nesta quinta-feira que o combustível para os geradores dos hospitais em Gaza está prestes a se esgotar. A organização afirmou que, devido ao bloqueio, não é possível reabastecer os estoques de medicamentos do território.

Fabrizio Carboni, diretor regional do CICV, declarou: "Sem eletricidade, os hospitais estão em sério risco de se tornarem necrotérios."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES