Jornalista volta atrás e diz não ter provas de supostas ameaças de Moraes

Michael Shellenberger fez retratação pública após afirmar que Moraes ameaçou processar criminalmente um advogado associado ao X

Jornalista norte-americano Michael Shellenberger | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jornalista norte-americano Michael Shellenberger fez uma retratação pública, nesta quinta-feira (11), admitindo equívocos em suas declarações anteriores sobre o ministro Alexandre de Moraes. Shellenberger reconheceu que errou ao afirmar que Moraes ameaçou processar criminalmente um advogado brasileiro associado ao X (antigo Twitter). 

CONCLUSÃO PRECIPITADA: Ele esclareceu que não possui provas para respaldar essa afirmação, admitindo a imprecisão de sua informação. Porém, Michael Shellenberger diz que os arquivos do chamado "Twitter Files Brasil", como ficou conhecido os textos publicados por ele, são precisos. 

"CORREÇÃO: Acima escrevi: "Alexandre de Moraes e outros funcionários do governo ameaçaram processar criminalmente o advogado do Twitter no Brasil se ele não entregasse informações *privadas* e *pessoais*..." Isso está incorreto. Não tenho provas de que Moraes tenha ameaçado processar criminalmente o advogado brasileiro do Twitter", disse o jornalista no X.

ADMITIU O ERRO: E completou: "No texto acima eu inadvertidamente misturei a exigência de Moraes de desmascarar as identidades das pessoas que usaram essas hashtags com casos diferentes. Lamento o erro e peço desculpas pelo meu erro".

ERA OUTRA AÇÃO: Na realidade, o processo mencionado pelo jornalista refere-se a uma ação do Ministério Público de São Paulo, conforme detalhado por documentos divulgados pela advogada Estela Aranha. Essa ação visava obter acesso a dados cadastrais para uma investigação relacionada à prisão de uma liderança do PCC. 

COMO TUDO COMEÇOU: Muita polêmica está em volta de Elon Musk e Alexandre de Moraes, após o dono do X criticar o ministro do STF nas redes sociais, sugerindo fechar o escritório do X no Brasil devido à suposta censura no país. Moraes, como relator de inquéritos sensíveis no Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, emitiu despachos que levaram à suspensão de perfis em redes sociais, incluindo o X, devido à disseminação de desinformação e ataques às urnas eletrônicas. 

BLOQUEIO DE CONTAS: Nesta semana, o X afirmou ter sido obrigado por decisões judiciais a bloquear contas populares no Brasil, sem conhecimento das motivações por trás das ordens. Após os ataques de Musk, Moraes determinou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal para investigar as alegações do empresário, exigindo a inclusão de Musk como investigado no inquérito das milícias digitais.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES