Maduro promulga lei que anexa Essequibo, na Guiana, à Venezuela; veja novo mapa

A lei proíbe a divulgação do mapa político da Venezuela sem a inclusão do território de Essequibo, agravando ainda mais a tensão entre os dois países

Irfaan Ali (Guiana) e Nicolás Maduro (Venezuela) | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite de quarta-feira (3), o presidente Nicolás Maduro promulgou uma lei que cria uma província da Venezuela em Essequibo, território internacionalmente reconhecido como parte da Guiana. A cerimônia para a assinatura do texto marcou um passo decisivo nessa disputa territorial.

A lei, intitulada "Lei Orgânica para a Defesa de Essequibo", com 39 artigos, foi iniciada em discussão pela Assembleia Nacional da Venezuela no fim de 2023, após um referendo onde 95% dos eleitores votaram a favor da incorporação de Essequibo ao mapa venezuelano.

Um dos pontos polêmicos da legislação é o impedimento para que apoiadores da posição do governo da Guiana ocupem cargos públicos ou concorram a cargos eletivos. Essa medida, em teoria, cria uma barreira para qualquer pessoa que se oponha à anexação de Essequibo pela Venezuela. Além disso, a lei proíbe a divulgação do mapa político da Venezuela sem a inclusão do território de Essequibo, agravando ainda mais a tensão entre os dois países.

A região de Essequibo tem sido alvo de disputa entre Venezuela e Guiana há mais de um século. O conflito ganhou destaque no ano passado com o referendo realizado pela Venezuela. Apesar dos esforços de mediação, como os encontros ocorridos em São Vicente e Granadinas e a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Guiana, a questão continua sem solução definitiva.

 Venezuela aprova anexar território da Guiana — Foto: Reprodução/g1

 Venezuela aprova anexar território da Guiana — Foto: Reprodução/g1Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES