México pode eleger primeira mulher presidente em meio à crise de violência

Pela primeira vez, o México tem a possibilidade de eleger uma mulher, com duas candidatas liderando as pesquisas

Xochitl Galvez e Claudia Sheinbaum | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira (1º), a campanha para as eleições presidenciais no México teve início, marcando a maior eleição da história do país com mais de 20 mil cargos em disputa. Os eleitores, que totalizam cerca de 130 milhões de pessoas, irão escolher presidente, 628 deputados e diversos políticos para cargos regionais. A votação está marcada para o dia 2 de junho, e o vencedor terá um mandato de seis anos sem direito à reeleição. Pela primeira vez, o México tem a possibilidade de eleger uma mulher, com duas candidatas liderando as pesquisas.

A principal candidata é Claudia Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México, que lidera as pesquisas com aproximadamente 59% das intenções de voto. Em segundo lugar está a senadora Xóchitl Gálvez, opositora do atual presidente, com cerca de 36% das intenções. Em terceiro lugar está Jorge Álvarez Máynez, com menos visibilidade.

Leia Mais

A eleição destaca a possibilidade de um marco significativo para o México ao eleger uma presidente mulher, especialmente considerando os desafios relacionados à violência de gênero e disparidades entre os sexos. A crise de segurança, o desempenho do governo de López Obrador e outros temas como inflação e insatisfação também serão importantes na disputa.

O país enfrenta desafios históricos relacionados à segurança durante os processos eleitorais, e a campanha já começou com propostas firmes, como a de Gálvez, que prometeu encerrar a abordagem de "abraços, não balas" na segurança pública. Enquanto isso, Sheinbaum destaca a continuidade das políticas do atual presidente e propõe uma colaboração mais estreita com os Estados Unidos para enfrentar desafios comuns relacionados aos cartéis.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES