Putin vence eleição na Rússia pela 5ª vez e se manterá no poder até 2030

Este ano, a eleição ocorreu em meio a uma atmosfera de repressão crescente, com a morte do principal opositor de Putin, Alexei Navalny

Placar dos votos válidos contabilizados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vladimir Putin, presidente em exercício da Rússia, conquistou uma vitória esmagadora nas eleições russas, garantindo sua permanência no poder até 2030, conforme confirmado pela TV estatal Russia-24. Com resultados iniciais apontando uma impressionante margem de 88% dos votos até por volta das 15h35 deste domingo (17), o favoritismo de Putin foi amplamente confirmado após três dias de votação, que começaram na sexta-feira (15) e encerraram neste domingo (17) às 15h (horário de Brasília).

QUATRO CANDIDATOS NA DISPUTA: A eleição ocorreu em um país vasto, com uma população de 141 milhões de habitantes e adotou um sistema de votação em três dias para abranger regiões com 11 fusos horários diferentes. Mais de 8 milhões de pessoas votaram online, segundo dados oficiais. Entretanto, a ausência de concorrentes reais devido ao controle do governo sobre o processo eleitoral gerou controvérsias. Os outros três candidatos, todos deputados, foram considerados fantoches de Putin, apoiando suas políticas no Parlamento.

MORTE DO PRINCIPAL OPOSITOR: Este ano, a eleição ocorreu em meio a uma atmosfera de repressão crescente, com a morte do principal opositor de Putin, Alexei Navalny, em fevereiro. Navalny, líder da oposição russa, foi homenageado durante os dias de votação, com protestos contra Putin e demonstrações de apoio à sua causa. No entanto, a máquina estatal reprimiu qualquer forma de dissidência, com casos de vandalismo em locais de votação e a imposição de leis que criminalizam críticas à guerra na Ucrânia, destacando um ambiente político cada vez mais autoritário.

Além do contexto eleitoral interno, a Rússia enfrenta desafios externos significativos, com a guerra em curso na Ucrânia e recentes incursões militares ucranianas em território russo. Putin, que justifica a invasão da Ucrânia como uma medida para proteger russos étnicos na região leste do país vizinho, prometeu continuar suas políticas assertivas na região. Com a promessa de estender sua permanência no poder até 2036, Putin mantém-se como uma figura dominante na política russa, consolidando seu legado e influência geopolítica.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES