Soldados israelenses vestidos de médicos invadem hospital e matam 3 na Cisjordânia

As forças armadas israelenses alegaram que os palestinos estavam utilizando o hospital como esconderijo e local de preparação para operações

Soldados israelenses se vestem de médicos e invadem hospital na Cisjordânia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Forças armadas israelenses, disfarçadas de profissionais de saúde, invadiram um hospital na Cisjordânia nesta terça-feira (30),  e mataram três palestinos. O Ministério da Saúde da Palestina informou que as forças israelenses abriram fogo nas enfermarias do Hospital Ibn Sina, localizado na cidade de Jenin. O ministério condenou veementemente o ataque e solicitou à comunidade internacional que pressionasse os militares israelenses a interromperem tais operações nos hospitais.

O porta-voz do hospital, Tawfiq al-Shobaki, disse que não houve troca de tiros.

Leia Mais

“O que aconteceu é sem precedentes”, afirmou. “Nunca houve um assassinato dentro de um hospital. Houve prisões e agressões, mas não um assassinato.”

As forças armadas israelenses alegaram que os palestinos estavam utilizando o hospital como esconderijo e local de preparação para operações. De acordo com os militares, foram encontrados túneis subterrâneos nas proximidades dos hospitais, e eles afirmam ter localizado armas e veículos usados no ataque de 7 de outubro dentro das instalações hospitalares. 

Circularam nas redes sociais imagens, supostamente de câmeras de segurança do hospital, mostrando aproximadamente 12 pessoas israelenses, a maioria delas armadas. Elas estavam vestidas como mulheres, utilizando lenços muçulmanos na cabeça, ou trajando uniformes médicos e jalecos brancos, simulando serem funcionários do hospital.

Um dos membros infiltrados na ação usava uma máscara cirúrgica, carregando um rifle em um braço e uma cadeira de rodas dobrada no outro. Israel tem enfrentado críticas intensas por seus ataques a hospitais em Gaza, contribuindo para o colapso do sistema de saúde na região, que já era frágil antes do conflito. As forças militares israelenses afirmaram ter matado Mohammed Jalamneh, que estaria planejando um ataque iminente, e os irmãos Basel e Mohammed Ghazawi, que estavam escondidos no hospital e envolvidos em ataques.

No entanto, não foram fornecidos detalhes sobre como os três foram mortos, com o comunicado mencionando que Jalamneh estava armado com uma pistola, mas sem menção a uma troca de tiros. O porta-voz do hospital, Tawfiq al-Shobaki, declarou que Basel Ghazawi estava hospitalizado desde outubro com paralisia parcial. O grupo Hamas reivindicou os três homens como membros, classificando a operação como "um assassinato covarde".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES