Abin usou software israelense para espionar ilegalmente 30 mil brasileiros

Os alvos desse monitoramento irregular eram predominantemente pessoas em oposição ao governo Bolsonaro

Alexandre Ramagem, Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF), sob a liderança do diretor-geral Andrei Passos, estima que cerca de 30 mil cidadãos brasileiros foram alvo de monitoramento ilegal pela Agência Brasileira de Informações (Abin) durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). A operação, deflagrada nesta quinta-feira (25), inclui buscas contra o ex-diretor-geral da Abin, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), próximo à família Bolsonaro, e outros servidores suspeitos de envolvimento em práticas de espionagem ilícita.

Até o momento da publicação, Ramagem não se pronunciou sobre as alegações.

De acordo com as investigações, o monitoramento clandestino foi conduzido por meio do software israelense FirstMile, resultando no armazenamento dos dados fora do território nacional. O chefe da PF, em entrevista à Globonews, em 4 de janeiro, afirmou: "A investigação tem apurado que de fato houve durante um período o monitoramento de muitas pessoas, estima-se em torno de 30 mil pessoas, clandestinamente, ou seja, de maneira ilegal. Esses dados de monitoramento dos cidadãos brasileiros estavam armazenados em nuvens em Israel, porque a empresa responsável por essa ferramenta é israelense".

Alvos do monitoramento irregular

Segundo Passos, os alvos desse monitoramento irregular eram predominantemente pessoas em oposição ao governo anterior, incluindo juízes, políticos, professores, jornalistas e sindicalistas.

O chefe da PF destacou que o FirstMile tem a capacidade de invadir celulares, utilizando dados de GPS para monitorar não apenas a movimentação das pessoas vigiadas, mas também para identificar encontros entre elas. A obtenção desses dados ocorria através da invasão direta de dispositivos móveis, indo além da coleta de informações por meio de dados de antenas de celular.

"Andrei afirmou: 'Ela [a ferramenta] permite o rastreio mediante a invasão dos aparelhos. Não é apenas monitoramento de antena. Ou seja, há monitoramento telefônico de sinais que apontam a localização exata que essas pessoas estão. E aí, a partir do cruzamento de informações, posso concluir que eles se encontraram em determinado momento e em determinadas circunstâncias. Portanto, isso traz uma série de consequências.'"

Para mais informações, acesse MeioNorte.com 

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES