Joe Biden vence no Arizona e consolida vitória sobre Donald Trump

O republicano ainda não reconheceu a derrota e disse que vai recorrer à Justiça

Joe BIden | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diversos veículos da imprensa americana passaram a projetar na quinta-feira (12) a vitória do democrata Joe Biden no Arizona. No mesmo dia, o republicano Donald Trump foi declarado vencedor no Alasca, mas ambos os resultados não alteram a eleição presidencial americana.

Trump ainda não reconheceu a derrota e disse que vai recorrer à Justiça. Sem apresentar provas, o atual presidente reclama de uma suposta fraude na apuração de alguns estados em que perdeu. Mas, até agora, nenhuma autoridade reportou qualquer irregularidade na contagem dos votos.

A agência de notícias Associated Press já havia declarado Biden vencedor no Arizona no dia 5, mas outros veículos de comunicação, como o canal de televisão CNN e o jornal "The New York Times", ainda consideravam a disputa em aberto até ontem.

A projeção do resultado feita por estatísticos a serviço de institutos e meios de comunicação não é oficial, mas historicamente é aceita pela sociedade americana em eleições presidenciais (entenda como funciona).

Com 99% dos votos projetados no Arizona, Biden tem 49,41% dos votos e Trump, 49,07% (diferença de 0,34 ponto percentual). Agora, apenas a Carolina do Norte e a Geórgia seguem com a apuração ainda em aberto.

Biden é o segundo democrata a ganhar no estado desde 1948, quando Harry Truman venceu. Em 1996, Bill Clinton também conquistou uma pequena vantagem e levou os votos do estado no Colégio Eleitoral.

LEIA TAMBÉM:

Joe Biden faz primeiro discurso após ser eleito presidente dos EUA

 -  "Vocês escolheram a decência", diz Kamala Harris em seu 1º discurso

Joe Biden afirma que vacina contra Covid-19 será gratuita nos EUA

"Mundo respira aliviado com vitória de Biden", diz ex-presidente Lula

- Barack Obama parabeniza Joe Biden: "Não poderia estar mais orgulhoso"

2 estados ainda indefinidos

O republicano lidera por 1,3 ponto percentual na Carolina do Norte (50,03% a 48,73%) e o democrata, por 0,28 ponto na Geórgia (49,52% a 49,24%).

Biden tem 290 votos no Colégio Eleitoral, 20 a mais que o necessário para ser declarado o 46º presidente dos Estados Unidos. Já Trump tem 217 delegados e, com a derrota, se tornou o primeiro presidente a não se reeleger desde 1992.

Se ambos os resultados se confirmarem, o placar final no Colégio Eleitoral ficará 306 delegados para o democrata contra 232 para o republicano. Em 2016, Trump derrotou Hillary Clinton exatamente pelo mesmo placar.

Joe Biden foi eleito presidente dos EUA




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES