Petrópolis: voluntário entra em choque após ver corpos e é internado

. Na quarta-feira, dia 16, um dia após a tragédia, ele foi ao Alto da Serra, como voluntário, para ajudar a retirar os corpos da lama

voluntário | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O técnico em enfermagem Leonel Tadeu entrou em choque e está internado após ajudar vítimas do temporal que devastou Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Na quarta-feira, dia 16, um dia após a tragédia, ele foi ao Alto da Serra, como voluntário, para ajudar a retirar os corpos da lama. Mas o impacto psicológico foi tão grande ao lidar com a situação que ele precisou ser internado após entrar em estado de choque. Até hoje, ele segue no hospital tomando ansiolíticos.

Andrielli dos Santos Oliveira, esposa de Leonel, conta que o marido ficou extremamente abalado. "Meu marido teve um surto e entrou em estado de choque. Ele está internado em um hospital aqui no Centro, tomando remédios controlados. Ele nunca teve nenhum episódio de surto e nunca precisou tomar remédio nenhum. Foi tudo muito impactante e o abalou demais, mas ele está melhorando", disse.

Leonel Tadeu está internado e tomando ansiolíticos (Foto: reprodução)

 O casal morava com os dois filhos, Vicente, de 3 anos, e Mel, de 5, na Rua Pedras Brancas, no bairro do Mosela. Há uma semana, estão alojados Escola Municipal Maria Campos, no Centro, pois o imóvel sofreu graves abalos estruturais após a casa de uma vizinha cair.

Como moravam em um imóvel alugado, o aluguel social não é uma saída possível para o casal. "A casa da minha vizinha caiu, matando ela e as duas crianças dela. Logo após as chuvas, começaram a aparecer rachaduras na minha casa. A Defesa Civil interditou e, dois dias depois, foi perda total: ela rachou nas colunas, entrou água, caiu barreira no telhado, estragou os móveis. Se eu tivesse ficado lá, poderia ter sido muito pior, poderia ter caído de uma vez. Mas o abrigo não vai ser para sempre, não sei para onde ir depois. Meus filhos agora estão se distraindo porque tem outras crianças aqui, mas no início foi bem difícil: eles choraram bastante porque queriam voltar para a casinha deles, queriam os brinquedos deles de volta", conta a dona de casa de 26 anos.

Esposa e filhos de Leonel (foto: reprodução)

Solteiro, Luiz Ricardo Silva da Conceição, de 44 anos, morava sozinho numa casa de sua família há sete anos, no Alto da Serra. Apesar de ainda estar de pé, o imóvel está em risco, segundo a Defesa Civil. Desde o dia 16, ele está no mesmo abrigo de Andrielli.

"Caiu uma barreira ao lado da casa de três andares da minha vizinha, levando metade do imóvel. Se a pedra que ficou presa lá cair, desce o resto da casa dela junto com a minha. No dia da tragédia, eu estava no meu primeiro dia como atendente em um restaurante, emprego temporário de um mês. Agora, sem esse dinheiro, não sei para onde vou quando sair do abrigo. Não tenho nem como ir para casa de parentes, porque estão todas lotadas. Vou pedir o aluguel social", disse.

Abrigo em igreja

Jussara Aparecida mora na Chácara Flora há 40 anos. Além de sua casa, ela perdeu seus dois filhos na tragédia: Giulia Luiz Ribeiro, de 18 anos, e o pequeno Anthony Luiz Borges, de 2. Desde as chuvas da noite da terça-feira passada, quando perdeu sua casa, ela está abrigada em uma igreja da região. O corpo de Anthony foi encontrado nesta terça-feira pelos bombeiros.

"A gente não aguenta mais olhar para essa montanha de terra e saber que nossa família estava lá embaixo. Só na segunda-feira que conseguiram resgatar minha filha, mas demorou tanto que precisei fazer o enterro com o caixão fechado. A gente suspeita que há outros corpos por ali que ainda não foram encontrados também", lamentou a moradora, antes de receber a notícia de que o corpo de seu filho menor havia sido encontrado.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES