Preso homem que causou incêndio na Argentina ao tentar fazer café em fogueira

Informações dão conta de que um homem de 27 anos foi detido por causa dessa tragédia.

Imagens mostram rastro de fumaça decorrente do incêndio | Reprodução/X
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há mais de três dias, bombeiros da Argentina estão mobilizados no combate aos focos de incêndio que se espalharam por diferentes áreas da província de Córdoba. Segundo informações, as condições climáticas adversas têm dificultado os esforços das equipes, que enfrentam chamas avançando em meio a temperaturas de até 34ºC, estiagem e até mesmo rajadas de vento atingindo até 90 km/h.

Informações dão conta de que um homem de 27 anos foi detido por causa dessa tragédia. A promotora Jorgelina Gómez o acusou de incêndio criminoso, um crime que pode resultar em uma pena de 3 a 10 anos de prisão. Segundo as autoridades, o indivíduo colocou em risco vidas e propriedades ao tentar fazer fogo para preparar café. Por conta das condições de vento, ele perdeu o controle das chamas, que se espalharam.

Além da ação do indivíduo, a falta de chuvas contribuiu para a propagação do incêndio. Devido à seca, as áreas de pastagem se tornaram combustíveis para as chamas. O governador Juan Schiaretti chegou a visitar as áreas afetadas e lamentou que Córdoba seja "um dos dez lugares do planeta mais vulneráveis a incêndios florestais".

Os  bombeiros conseguiram conter as chamas na zona sul de Punilla na quarta-feira. Agora, a maior preocupação se concentra na região de Tolumba, ao norte da província. O vento e a seca levaram as chamas perigosamente perto das cidades de Carlos Paz, San Antonio de Arredondo e Cabalango.

Em Punilla, os focos de incêndio obrigaram moradores a evacuar a região. A fumaça chegou perto de um bairro com 400 residências, na jurisdição de Carlos Paz, e aproximadamente cinquenta famílias tiveram que deixar suas casas às pressas.As Chamas invadiram os pátios das propriedades, criando momentos de "extrema tensão", como relataram fontes de mídia locais.

Leia Mais

"Se não fossem os bombeiros e a polícia, todos nós estaríamos em chamas. Nunca vi nada assim na minha vida", disse uma moradora do bairro Altos del Valle, identificada apenas como Ana, a veículos de comunicação locais.

O secretário de Gestão de Riscos Climáticos de Córdoba, Claudio Vignetta, afirmou que parte do incêndio está sob controle, mas o perímetro permanece instável.

"O incêndio ativo se encontra em La Tomita, Tolumba, onde o vento sul teve muita atividade. Houve rajadas de vento de 90 km/h, o que complicou o trabalho. O foco do incêndio em Paraje Santa Cruz afetou duas das dez casas na região. Pessoas precisaram ser evacuadas. Ainda há atividade nas áreas montanhosas", destacou o representante do governo local.

Somente nesta semana, mais hectares foram consumidos pelas chamas do que durante todo o primeiro semestre do ano. Vídeos publicados na terça-feira mostram as chamas for a de controle em Punilla.

Por fim, aeronaves estão sendo utilizadas na região para auxiliar nos esforços de combate ao fogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES