Quem é a última bolsonarista a deixar a prisão após atos golpistas de janeiro

Dirce Rogerio, natural de Santa Catarina e conhecida como “dona Dirce”, é ré no STF, com acusações de formação de associação criminosa

Última bolsonarista deixa prisão após atos golpistas do 8 de janeiro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira passada, Dirce Rogerio, uma catarinense de 55 anos, foi libertada do presídio da Colmeia, em Brasília. A soltura de Rogerio foi comemorada por parlamentares bolsonaristas, já que ela era a única mulher ainda detida em decorrência dos eventos de 8 de janeiro, quando ocorreram ataques na sede dos Três Poderes. A decisão de revogar sua prisão foi proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que estabeleceu a obrigatoriedade de usar tornozeleira eletrônica e a restrição de sair de casa durante a noite.

Dirce Rogerio, natural de Santa Catarina e conhecida como "dona Dirce", é ré no STF, com acusações de formação de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado e dano qualificado. Ainda não há uma data definida para seu julgamento, mas a expectativa é que ocorra nos próximos meses.

Conforme informações divulgadas por postagens do senador Magno Malta (PL-ES) e da deputada Júlia Zanatta (PL-SC), Dirce tem filhos e netos. Os dois parlamentares compartilharam vídeos que mostram Rogerio abraçando um membro de sua família.

O senador Magno Malta foi além e registrou um vídeo em seu canal do YouTube em que abraçou "dona Dirce". No vídeo, ele também fez uma chamada com alguém e se emocionou ao lado da apoiadora bolsonarista. Nas redes sociais, Malta falou do seu compromisso em apoiar os envolvidos, declarando: "Até que a última patriota seja libertada, estarei sempre ao lado de vocês."

No final de agosto, Júlia Zanatta enviou um ofício ao Supremo solicitando a libertação de Dirce.

Na decisão de Moraes, foi determinado o cancelamento do passaporte dela e a proibição de viagens ao exterior. Além disso, a catarinense está impedida de se comunicar "por qualquer meio" com outros indivíduos sob investigação.

Segundo Ezequiel Silveira, advogado da associação de familiares do 8 de janeiro, ainda existem 49 homens detidos em relação aos eventos de 8 e 9 de janeiro, excluindo as pessoas detidas posteriormente na Operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES